Bispos do Maranhão visitam a Ampliada Nacional da PJ

Bispos do Maranhão visitam a Ampliada Nacional da PJ

Renovadas as forças e animados pela comunhão em Cristo, Paula Grassi (Sul 3) e Thiago Oliveira (Oeste 2), coordenadores do dia, trouxeram à memória dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, com o texto “Opção pelo Reino”.

Além disso, no encontro, houve a visita de alguns bispos do estado do Maranhão, regional Nordeste 5 – dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges (Diocese de Viana), dom José Valdeci Santos Mendes (Diocese de Brejo), dom Enemésio Angelo Lazzaris (Diocese de Balsas), dom Gilberto Pastana (Diocese de Imperatriz), dom Carlo Ellena (Diocese de Zé Doca), dom frei José Belisário da Silva (Arquidiocese de São Luis) e dom Wilson Basso (Diocese de Caxias), cuja presença foi motivo de grande alegria e comunhão com a Igreja jovem presente na Ampliada.

ampliada_pj_4dia2Por meio de um vídeo preparado pela equipe de comunicação, foi recordado o dia anterior, e, em seguida, falaram Alessandra Miranda (Casa da Juventude Pe. Burnier) e Pe. Edison Thomassin (Trilha Cidadã), partilhando sobre os projetos da Rede Brasileira de Centros e Institutos. Além disso, dom Wilson Basso (Diocese de Caxias) e dom Eduardo se despediram da Ampliada, com uma mensagem de motivação que ressalta a importância do momento para a vida da Pastoral da Juventude (PJ). Confirmaram, também, o apoio à juventude e relembraram alguns pontos, como a dimensão vocacional, a formação e acompanhamento de lideranças e o encontro com Jesus Cristo a partir da espiritualidade da PJ.

Na continuidade, pe. Wander Torres, assessor da PJ da Arquidiocese de Mariana (MG), apresentou o primeiro momento do “julgar”, com a temática “A fé e opção pelo Reino”. O sacerdote observou e julgou a realidade, a partir da partir da palavra de Deus. Em sua fala, ressaltou a questão do seguimento e do encontro com Jesus: “precisamos garantir aos jovens um encontro processual, em etapas, provocando a fé em Jesus”.

O dia concluiu-se com um passeio dos delegados por Imperatriz (MA), co a finalidade de conhecer um pouco mais da terra que recebeu a Pastoral da Juventude do Brasil durante a ANPJ 2011.

Saiba mais no site da Pastoral da Juventude.

Leia também:

Ampliada Nacional avalia a caminhada da Pastoral da Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email