Apresentado projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Apresentado projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora, encontrada em 1717

Na tarde desta quarta-feira, durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, o Bispo Auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci José Nicioli, apresentou aos bispos o projeto da celebração dos 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A proposta foi elaborada em conjunto pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do Arcebispo, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.A programação, que já começou e deverá se estender até o ano de 2017, busca promover a evangelização e reavivar o sentimento de corpo eclesial no país, pela devoção a Nossa Senhora Aparecida, a partir do Santuário e das Igrejas Particulares. “Nosso povo tem grande devoção à Mãe de Deus. A oportunidade deste jubileu deve favorecer o agir missionário, o kerigma e o aprofundamento da fé”, afirmou Dom Darci.

A temática das novenas oficiais da Padroeira do Brasil, entre 2012 e 2015, são os mistérios do rosário. Em 2016, a proposta é de que seja refletido “Os rostos do Brasil – O Brasil se encontra em Aparecida”. No ano de 2017, em sintonia com o Santuário de Fátima – que celebra os 100 anos das aparições de Maria – as cerimônias ganharão caráter internacional.

Também há o desejo de se realizar uma peregrinação com a imagem da padroeira do Brasil pelas capitais do país, e uma conferência teológica sobre Nossa Senhora em Aparecida, no ano de 2017. “300 anos de bênçãos: esse será o lema das comemorações!”, afirmou Dom Darci. O projeto está aberto a sugestões e será oficialmente apresentado ao episcopado brasileiro na próxima Assembleia Geral dos Bispos, em abril.

Da Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email