YouCat School leva catecismo aos jovens

YouCat School leva catecismo aos jovens


São 34 unidades do projeto espalhadas pelo Brasil, preparando os jovens para a Jornada Mundial da Juventude, e três em fase de estruturação, na Itália, Venezuela e França

Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, de 23 a 28 de julho, um dos Atos Centrais será a Vigília de oração, no sábado (27), no Campus Fidei em Guaratiba. Para este encontro do Papa Francisco com os jovens está programado um momento especial com o YouCat, abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem) – presente dado pelo Papa Emérito Bento XVI à juventude na JMJ 2011, em Madri, na Espanha. O compêndio traz ensinamentos da Igreja Católica acerca da Fé, sendo a linguagem descontraída e o projeto gráfico seu maior diferencial.

Para levar aos jovens esse novo jeito de aprender a fé, o seminarista Renan Félix, 28 anos, missionário da Comunidade Canção Nova, idealizou o projeto YouCat School. A inspiração surgiu do desejo de unir o apelo de Bento XVI – “Estudai o Catecismo! Formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na internet!”–, ao desejo de evangelização da juventude, que sempre moveu o coração do fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.

A semente foi lançada em 14 de abril de 2012 quando, enviado em missão pastoral à paróquia Santa Cecília, em Cruzeiro (SP), Renan iniciou o primeiro módulo da YouCat School, com a participação de 50 jovens. Rafael Morais, 22 anos, é um deles e, desde então, sua “diversão” nas noites de sábado é estudar o Catecismo Jovem. “A minha experiência com o amor de Deus e o olhar especial de Bento XVI para a juventude foram motivações pra esta escolha, que tem feito a diferença na minha preparação para estar com o Papa Francisco na vigília. Sinto-me cada dia mais no coração da Igreja”, declara Rafael.

O projeto é dividido em sete módulos – desenvolvidos a partir das quatro partes do Catecismo-, que duram de oito a dez semanas cada um. As aulas são presenciais e online. Atualmente são mais de mil jovens inscritos em 34 unidades do projeto, existentes em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. No exterior, três escolas estão em fase de estruturação, sendo uma em Roma, na Itália, outra na Universidade de Caracas, na Venezuela, e em Toulon, na França.

Um dos vídeos que serão exibidos nos telões da JMJ é sobre o projeto YouCat School. “É uma oportunidade ímpar poder apresentar a mais de dois milhões de jovens esta experiência que nos faz crescer na amizade com Deus, no amor à Igreja, e que nos capacita como discípulos missionários de Jesus Cristo para os tempos de hoje”, destaca Renan.

Confira a fan page da YouCat School no Facebook.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email