Você usa bem o seu tempo?

Publicado em 10 de março de 2014 Por Seja o primeiro a comentar!

No mundo atual, corrido e com muitas atividades, muitas vezes as pessoas reclamam da falta de tempo e deixam de lado, inclusive, a Deus. Para saber como aproveitar melhor o tempo, o Jovens Conectados conversou com Cristina Almeida*, 30 anos, mãe de dois dois filhos, engenheira, brasiliense e católica, especialista em gestão do tempo. Ela deu dicas de como realizar todos os deveres estudante, de filho, estar com a família, com os amigos, ter uma vida saudável e, claro, ser cristão.

Para Cristina, hoje não há falta de tempo, mas excesso de opções. Tudo é questão de prioridades. “O tempo é sempre o mesmo, é um recurso fixo. Por isso, administramos o tempo de nossas vidas, não o tempo do trabalho, o tempo da família, é um tempo só! É preciso motivação, disciplina e esforço para administrá-lo bem. Não falta tempo, o que falta é organização”, ressalta.

Geralmente, o trabalho nas empresas vai das 8h às 18h – oito horas de expediente e duas para o intervalo do almoço, ou um pouco menos de almoço e um pouco mais de expediente. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas e a semana inteira de domingo a sábado tem 168 horas.

De acordo com a profissional, se você trabalha 40 horas por semana, aí já gastou 25% de sua semana. Considerando que você durma 8 horas por noite também durante 5 dias, aí já foram outros 25% de sua semana. Sobraram 88 horas. Se, em 80 horas, você já trabalhou e descansou, o que você faz com as 88 horas que sobraram?

Se considerarmos que, no final de semana, você dorme 12 horas nas duas noites, ainda sobraram 64 horas. Se você gasta três horas por dia para comer as três refeições principais, sobram 43 horas. Você já trabalhou/estudou oito horas por dia, dormiu oito horas por dia durante a semana e doze em cada dia do final de semana, comeu e ainda sobraram 43 horas. “Pode até arrumar outro emprego”, afirma Cristina.

Segundo ela, tudo é questão de prioridade. “Assim como em uma garrafa, em que você precisa colocar primeiro pedras grandes, depois as menores, em seguida areia e, por fim, a água, para enchê-la completamente, se não priorizarmos o mais importante, nunca seremos capazes de ter tempo para elas depois. E quais são as grandes pedras nas nossas vidas? Deus, a família, nossos filhos, a pessoa que amamos, os amigos, os nossos sonhos, a nossa saúde. O resto é resto e encontrará o seu lugar”, destaca.

Você aproveita bem o seu tempo? Com papel e caneta, celular, tablet ou computador, responda as perguntas abaixo:

  • O que você faz hoje? Quais papéis e atividades ocupam o seu tempo?
  • O que faria uma grande diferença na sua vida pessoal, profissional ou espiritual e você gostaria de fazer mas não consegue?
  • Onde e como você quer estar daqui a cinco anos? E daqui 10 anos?
  • O tempo que você gasta com Deus, família, Igreja, trabalho, estudo, consigo mesmo, amigos, esporte, hobby, lazer, voluntariado etc. reflete adequadamente a importância que cada uma dessas coisas tem na sua vida?

Veja dicas para aproveitar melhor o seu tempo:

  • Para começar, tenha um propósito firme! Pense em uma das coisas que você gostaria de fazer e não abandonar no meio do caminho. Descubra o que te motiva, tenha convicção dos benefícios que aquilo vai te trazer. Até mesmo para organizar o seu tempo isso é necessário.
  • Separe bem o que é importante, o que é urgente e as prioridades. Não deixe as coisas importantes esperando uma década para serem feitas. O fim depende do início.
  • Comece a organizar seu tempo fazendo listas do que precisa fazer. Tenha algo para anotar sempre por perto.
  • Se já costuma fazer listas, experimente utilizar calendários e agendas para distribuir as atividades, papéis e pendências nos dias. Uma outra opção são mapas mentais.
  • Faça um planejamento semanal com tudo, inclusive tempo para deslocamento entre os compromissos. Pode ser uma planilha com toda a semana e os dias divididos a cada hora ou meia hora. Registre as horas de sono, são fundamentais.
  • Aproveite filas e salas de espera para ler livros ou rezar.
  • Faça uma coisa de cada vez! Preste atenção para fazer melhor e mais rápido.
  • Coloque as atividades mais importantes no seu horário mais produtivo.
  • Domine o celular, os emails e as redes sociais. Gaste X minutos a cada Y horas. Coloque tempo para isso também!
  • Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Comece logo e faça bem feito.
  • Delegue o que for possível.
  • Seja pontual! Organize-se para chegar no horário. Mas se estiver atrasado, avise. Respeite e valorize o tempo dos outros e o seu!

 

* Cristina Almeida é chefe da Divisão de Planejamento, da Subsecretaria de Infraestrutura, na Procuradoria Geral da República. Ela já fez palestras para diversos grupos de voluntários, para membros da diretoria do Banco do Brasil, em Brasília, e para alunos e professores universitários.

 

Por Amandda Souza

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais