Vigílias e Semana Missionária já estão programadas na Arquidiocese de Campinas

Vigílias e Semana Missionária já estão programadas na Arquidiocese de Campinas

Padre-Jonas-no-Bote-F-Campinas

São eles:

  • Forania Nossa Senhora do Rosário – Pe. Luiz Carlos (Paróquia Frei Galvão)
  • Forania Coração de Maria – Pe. Odair Costa Nogueira (Paróquia Sant’Ana)
  • Forania Nossa Senhora Aparecida – Pe. Paulo R. Emiliano (Paróquia Sant’Ana – Souzas)
  • Forania Santos Apóstolos – Pe. André Luiz Bordignon (Paróquia Jesus Cristo Libertador)
  • Forania Bom Pastor – Pe. José Alexande Missio (Paróquia Sagrada Família)
  • Forania Beato José de Anchieta – Pe. Tiago L. Leite (Paróquia São José – Elias Fausto)
  • Forania Santa Cruz – Pe. Alessandro Tavares (Paróquia Beato José de Anchieta – Valinhos)
  • Forania Cristo Rei – Pe. Demétrius dos Santos (Paróquia São Paulo Apóstolo – Sumaré)

Esses nossos amigos nos ajudarão a animar os trabalhos propostos para a juventude neste ano de 2012 e todo o ano de 2013.

Contudo, quero lembrar que toda a Arquidiocese de Campinas é responsável pela Evangelização da Juventude e, de modo especial, a Área Juventude aliada a Coordenação Arquidiocesana Colegiada de Pastoral. Somos Igreja de comunhão e participação, por isso somos responsáveis, através do nosso Batismo, que nos insere na família cristã e nos torna Discípulos-Missionários de Jesus.

Estamos nos preparando para participar mais ativamente da Jornada Mundial da Juventude em 2013 na Arquidiocese do Rio de Janeiro, com o Santo Padre o Papa Bento XVI e, para tal, nos foi proposto o desafio pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, para a execução da Semana Missionária com nossos jovens da Arquidiocese e com cerca de 2.500 jovens peregrinos de diversos países que poderão se hospedar em nossas casas, paróquias etc.

Esta Semana Missionária acontecerá nos dias 17 a 20 de Julho de 2013, dias anteriores aos dias da JMJ RIO2013 (23 a 28 de julho de 2013) e tem como objetivo principal trabalhar três pilares da evangelização: Espiritualidade, Cultura e Solidariedade Missionária.

Durante a Semana Missionária os nossos jovens e os jovens estrangeiros participarão de momentos de oração, missão, trocas de experiências pastorais e desenvolverão ao menos uma atividade missionária nas paróquias/foranias/cidades onde estarão hospedados.

A semana correrá da seguinte maneira:

Dia 14 de Julho:

  • Celebração de Envio dos voluntários/as que nos ajudarão nos trabalhos da Semana Missionária (Horário e Local a definir);

Dias 15, 16 e 17 de Julho:

  • Acolhida dos peregrinos estrangeiros no Aeroporto e Rodoviária.

Semana Missionária

Dia 17 de Julho:

  • às 20h00 Celebração Eucarística de Abertura da Semana Missionária Presidida por Dom Airton José dos Santos (local a confirmar);

Dia 18 de Julho durante todo o dia:

  • Oração da Manhã e Ação Missionária a ser desenvolvida por Paróquia/Forania/Cidade – Encerrando com Celebração Eucarística com todo o povo das comunidades locais;

Dia 19 de Julho:

  • Oração da Manhã e durante todo o dia atividades esportivas, lúdicas e culturais nas paróquias;

Dia 20 de Julho:

  • Durante a manhã acontecerá a despedida dos jovens nas paróquias;
  • Às 19h30 Celebração Eucarística de Encerramento da Semana Missionária e Envio dos peregrinos para a JMJ Rio2013, presidida pelo nosso Arcebispo juntamente com todas as paróquias, movimentos, pastorais, leigos/as, padres, religiosos/as que serão convocados a participar desta grande celebração arquidiocesana;

21 de julho:

  • A partir do dia 21 os peregrinos partirão para a cidade do Rio de Janeiro para os dias propostos para a JMJ. Nossa arquidiocese está organizando caravana oficial e em breve mandaremos informações a respeito.

ATENÇÃO: No espírito de participarmos todos com mais alegria e entrarmos no clima da JMJ, programamos 03 Vigílias Eucarísticas com os Jovens de nossa Arquidiocese no Templo Votivo do Santíssimo Sacramento, na rua Regente Feijó, 1359 no Centro de Campinas. As Vigílias refletirão o tema da JMJ Rio2013 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19) e iniciarão com Celebração Eucarística às 19h00 e encerrarão com Benção do Santíssimo Sacramento às 22h00. As datas são: 14 de julho, 22 de setembro e 24 de novembro de 2012.

Movimente a juventude de sua paróquia, movimento e organismos a seguirem em caravana para essa experiência de oração e partilha em preparação para a JMJ Rio2013.

Peço a gentileza de todos de sempre estar atentos ao site www.jmjcampinas.org.br, onde todos encontrarão muitas novidades e atualizações sobre esse assunto e muitos outros como inscrições para voluntários e a ficha de inscrição para hospedagem de jovens peregrinos estrangeiros.

Estamos contando com o apoio, incentivo e participação de todos nas atividades propostas e logo mais enviaremos notícias sobre o Dia Nacional da Juventude e a Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude.

Abraços em Cristo Sempre Jovem

Pe. Jonas Barbosa da Silva
Assessor Arquidiocesano da Área Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email