VIA SACRA JMJ RIO2013

VIA SACRA JMJ RIO2013

A Via Sacra é a grande atração da Jornada Mundial de Juventude Rio2013 no dia 26 de julho, em Copacabana. O ato será composto por 14 estações, sendo 13 delas encenadas ao longo de cerca de um quilômetro do canteiro central da Avenida Atlântica e, a última, no palco central.

As estações farão a reprodução do trajeto percorrido por Jesus na cidade de Jerusalém, retratado em cenários cariocas, como a Pedra do Arpoador e Escadaria Selarón, na Lapa. Cada uma delas terá um tema relacionado às questões da juventude no mundo contemporâneo: “jovem missionário”, “jovem convertido”, “jovem de comunidade de recuperação”, “jovem falando em nome das mães”, “seminarista”, “religiosa que luta pela vida”, “casal de namorados”, “jovem falando pelas mulheres que sofrem”, “estudante cadeirante”, “jovem das redes sociais”, “presidiário ou jovem da pastoral penal”, “jovem com doença terminal”, “jovem deficiente auditivo” e “jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania”. A primeira estação está localizada na altura da Rua Paula Freitas e o palco principal fica próximo ao Hotel Windsor.

“A Via Sacra falará com os jovens. Mostraremos como a história desse caminho de sofrimento de Cristo dialoga hoje com as dificuldades do jovem contemporâneo. É uma Via Sacra que tem uma mensagem de solidariedade. Não iremos só falar dessas questões, mas chamar o espírito dos jovens à ação solidária e cristã”, afirmou o diretor artístico, Ravel Cabral.

O Papa Francisco presidirá a Via Sacra do palco central. Além da encenação nas 13 estações, também haverá uma representação de tudo o que está acontecendo no palco principal. “A ideia é que o Santo Padre participe de modo real de tudo o que está sendo encenado em cada uma das estações”, explicou o diretor geral, Ulysses Cruz.

O elenco da Via Sacra é composto por cerca de 300 pessoas. A atriz Cássia Kis interpretará Maria. Para ela, fazer o papel da mãe de Jesus será uma oportunidade de abrir seu coração para viver tudo o que há de bom em seu interior. “Quero aproveitar a presença do Papa e colaborar para que as pessoas experimentem um momento muito especial e divino. A fé é deixar essa chama pequenininha vir grande dentro de você. Essa celebração toda existe para a gente despertar o nosso melhor dentro de cada um, que é a comunhão com Cristo”, enfatizou.

Além dela, também foram convidados a apresentadora Ana Maria Braga, a atriz Lívian Aragão e os atores Murilo Rosa e Eriberto Leão. Todos devem falar pequenos depoimentos que antecedem a meditação de trechos bíblicos.

O ato também contará com um cortejo da cruz peregrina, que passará por todas as estações. Este grupo será composto por 30 coroinhas, 36 oficiais da Marinha, 100 voluntários que estarão com as bandeiras dos países que estão participando da JMJ, 40 voluntários com matracas, além da guarda de honra da cruz, formada por 20 jovens representando etnias dos cinco continentes.

A recepção do Pontífice no palco será ao som da música “Peregrino Incansável”, cantada por Ziza Fernandes. Já a despedida será embalada pela canção “A Esperança entre Nós”, cantada por jovens cantores católicos de todo o mundo, entre eles Emanuel, Ana Lúcia, Maíra Jaber, Leandro Souza, Flavianne Montenegro e Martin Duarte. Outra curiosidade é que toda a parte musical da Via Sacra foi inspirada na obra de Beethoven, que é o compositor preferido do Papa Francisco.

Programação começa às 14h com DJ’s

Antes da Via Sacra, que está prevista para começar às 18h, haverá uma grande festa com atrações nacionais e internacionais. DJ’s católicos dão início à programação, às 14h, e, em seguida, a Banda Vida Reluz conduz as orações e cantos do Terço da Misericórdia. Artistas como Kiki Troia (Argentina), Judy Bailey (Alemanha), Matt Maher (Estados Unidos), Son By Four (Porto Rico), Cardiac Move (Alemanha), Olívia Ferreira e Irmã Kelly Patrícia irão animar o público e se apresentarão antes e após a Via Sacra.
Equipe Via Sacra:

Autores dos textos: José Fernandes de Oliveira (Padre Zezinho) e João Carlos Almeida (Padre Joãozinho)
Direção: Ravel Cabral
Direção de Movimento: Janice Botelho
Direção Musical: Roger Henri
Cenografia: Abel Gomes
Concepção e Direção Geral: Ulysses Cruz

Artistas participantes – 26 de julho

Martín Valverde (Costa Rica / México), Kiki Troia (Argentina), Judy Bailey (Alemanha), Matt Maher (Estados Unidos), Son By Four (Porto Rico), Cardiac Move (Alemanha), Martin Duarte (Argentina), Ziza Fernandes (Brasil), Banda Vida Reluz (Brasil), Cantores de Deus (Brasil), Olívia Ferreira (Brasil), Irmã Kelly Patrícia (Brasil), Ricardo Sá/ Comunidade Canção Nova (Brasil), Dunga/ Comunidade Canção Nova (Brasil), Eliana Ribeiro/ Comunidade Canção Nova (Brasil), Nelsinho/ Comunidade Canção Nova (Brasil), Márcio Pacheco (Brasil), Flavinho (Brasil), DJ Odilon (Brasil), DJ Piedade (Brasil), DJ Gogan (Brasil).

Fonte: JMJ Rio2013

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email