Veja como foram os primeiros momentos da peregrinação dos Símbolos da JMJ em Santa Catarina

Veja como foram os primeiros momentos da peregrinação dos Símbolos da JMJ em Santa Catarina

O mês de janeiro, é a vez de o estado de Santa Catarina, que corresponde ao Regional Sul 4 da CNBB, receber a Cruz dos Jovens e o Ícone de Maria. O principal momento da peregrinação no estado será o Bote Fé Florianópolis, no dia 12 de janeiro.

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Lages

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Lages

Diocese de Lages

De 1º a 4 de janeiro, a Cruz e o Ícone peregrinaram na Diocese de Lages. Ali, os Símbolos passaram pelas paróquias, visitaram Hospitais N. Sra. dos Prazeres e Tereza Ramos, além do presídio masculino e feminino de Criciúma.  O encerramento foi na manhã do dia 4 de janeiro, com a Celebração Eucarística na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, presidida por Dom Irineu Andreassa.

 Diocese de Criciuma

“É uma grande benção para nós começar o ano acolhendo estes símbolos. Que neste ano saibamos enfrentar os problemas com Cristo e com a presença carinhosa de Maria. Não deixemos que os problemas nos sufoquem, mas saibamos administrar com sabedoria e paz interior. Sinto uma grande tristeza quando as pessoas não querem saber de Deus, pois se que elas vão se desesperar”, disse o bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

Em Criciúma, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Criciúma

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Criciúma

passaram por mais de treze paróquias, com diversas atividades, celebrações e grande número de participantes, em todas elas.

Os Símbolos foram entregues para a Diocese de Tubarão ao bispo de Dom João Francisco Salm, acompanhado de outros padres e jovens da diocese vizinha que foram até o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, onde os receberam após a celebração de Envio, conduzida pelos padres da paróquia e pelo bispo de Criciúma, Dom Jacinto.

 

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Tubarão

Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Tubarão

Diocese de Tubarão

Na celebração de envio, da Diocese de Criciúma para a Diocese de Tubarão, o bispo Dom João Francisco agradeceu à Diocese de Criciúma pelo envio dos símbolos: “É hora de retomarmos todos os compromissos relativos ao espírito missionário. Vamos ser em nossas casas, em nossos ambientes de trabalho, pessoas que falem de Jesus: da vida que Ele nos traz, do sentido de ser cristãos católicos convictos, alegres, junto aos jovens. A missão de receber a cruz, não é só deles, mas de todos nós. Eles precisam encontrar em nós, adultos, o apoio necessário para que se formem e amadureçam e, com sua vitalidade e sua dedicação, também nos ajudem a sermos autênticos transmissores da fé.

Depois de ter passado pela cidade de Orleans, com breve parada em frente à Igreja Santa Otília, e pela cidade de São Ludgero, uma celebração de Acolhida foi feita na Comarca Pastoral de Braço do Norte tendo por local a praça da Matriz de Braço do Norte. Na comarca de Tubarão, as paróquias receberam com muita alegria a Cruz Peregrina na Catedral Diocesana, com Santa Missa, presidida pelo bispo Dom João Francisco Salm, seguida de vigília e missa no Abrigo dos Velhinhos. A Comarca de Jaguaruna programou uma Missa e Show na Praia do Arroio Corrente e Vigília na Igreja Matriz de Jaguruna. A última Comarca a receber a Cruz é Laguna, com show na Praia do Mar Grosso, dia 09 à noite e Missa do Envio, às 10 horas do dia 10, na Igreja Matriz de Imbituba.

“Foi um momento ímpar em nossa diocese, onde o amor de Jesus foi derramado através dos ícones a todas as pessoas, principalmente aos Jovens. A JMJ será um evento inesquecível que irá marcar a juventude da Igreja no Brasil e no mundo, e consequentemente trazer um novo avivamento” afirmou o jovem Josias Bitencourt Torres.

 Bote Fé Floripa

Entre os momentos mais aguardados está o Bote Fé Floripa, evento oficial de acolhida dos Símbolos da JMJ no Estado de Santa Catarina, que será realizado no dia 12 de janeiro, no Centro Multiuso de São José, na Grande Florianópolis. Além da Santa Missa, com a presença dos bispos e sacerdotes catarinenses, haverá apresentações culturais de teatro e de bandas locais e show nacional com Vida Reluz, Cantores de Deus e banda Dominus.

 Peregrinação pelo estado

10 a 13 de janeiro: Arquidiocese de Florianópolis

13 a 16 de janeiro: Diocese de Joinville

16 a 19 de janeiro: Diocese de Blumenau

19 a 22 de janeiro: Diocese de Rio do Sul

22 a 25 de janeiro: Diocese de Caçador

25 a 28 de janeiro: Diocese de Joaçaba

28 a 31 de janeiro: Diocese de Chapecó

Por Guilherme Pontes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email