Veja como foi a peregrinação dos Símbolos da JMJ na Diocese de Barreiras, na Bahia

Veja como foi a peregrinação dos Símbolos da JMJ na Diocese de Barreiras, na Bahia

CruzBarreiras


Segunda-feira, 05 de dezembro, uma caravana de jovens da Pastoral da Juventude e da RCC – Renovação Carismática Católica conduziu a cruz e o ícone para Cristópolis. Novamente, acolhimento festivo e oração. De tarde, a peregrinação foi até a Paróquia Santa Cruz de Cotegipe. Outro grande momento.

18h, em meio ao trânsito de final de tarde, chega a peregrinação em Barreiras. O povo da cidade esperando diante de Câmara de Vereadores. Ali, o acolhimento e o primeiro momento. Com beleza os jovens recordaram a história e o significado dos dois símbolos, “a tocha olímpica da juventude”. Em seguida, relembraram as cruzes dos jovens do Oeste Baiano. Da Câmara de Vereadores, pela Avenida, o cortejo veio em direção da Catedral de São João Batista. Antes, uma meditação diante da Prefeitura Municipal. Dali, todos foram para a Praça São João Batista, diante da Catedral Diocesana. No adro da Igreja, Dom Josafá Menezes da Silva presidiu a Eucaristia diante de uma multidão de fiéis. Durante a missa, os jovens fizeram diversas manifestações devoção e reflexão sobre o significado da cruz e da jornada da juventude. Depois da missa, os fiéis e a juventude fizeram diversos gestos de carinho e de devoção.

Terça-feira, 6 de dezembro, pela manhã, os jovens e o Padre Verneson, coordenador diocesano de pastoral, foram até Ibotirama-BA e, na ponte sobre o Rio São Francisco, passaram os símbolos para Diocese de Barra. De Barra do Rio Grande, os símbolos prosseguem o caminho através das outras Dioceses da Bahia. Estarão no Regional Nordeste 3 até o início de janeiro de 2012. A última Diocese da Bahia a ser visitada será a Diocese de Paulo Afonso. A peregrinação começa no dia 01 janeiro. 03 de janeiro estará em Estância – SE.

A peregrinação da cruz é um dos sinais mais sugestivos e mais esperados de cada Jornada Mundial da Juventude.

“Cerca de dois milhões de jovens, vindos de todos os continentes e viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz. Agradecemos a Deus por este dom precioso, que dá esperança para o futuro da Igreja: jovens com o desejo forte e sincero de fundamentar a vida em Cristo, permanecer firme na fé, caminhar junto com a Igreja” (Bento XVI, Audiência Geral, 24 de agosto de 2011).

 

Da Diocese de Barreiras

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email