Várias dioceses se preparam para celebrar a Jornada Diocesana da Juventude

Várias dioceses se preparam para celebrar a Jornada Diocesana da Juventude

 

Tudo começou quando o Papa João Paulo II promoveu, em 1984 e 1985, em Roma, grandes encontros que atraíram mais de 300 mil jovens. Esses encontros foram as sementes que originaram tanto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) quanto a Jornada Diocesana.

Aos poucos, as dioceses brasileiras vão aderindo e participando. A Arquidiocese de Fortaleza, por exemplo, vai promover neste ano sua quarta JDJ. Lá são esperados três mil jovens. De acordo com Dário Vasconcelos, do Setor Juventude arquidiocesano, o evento deverá contar com representantes das mais diversas expressões juvenis da Igreja de Fortaleza.

– Estamos buscando contatar o máximo de atrações artísticas das mais diversas realidades juvenis para que, na medida do possível, todos se sintam representados e para que possamos fazer comunhão.  A preparação sempre é bem desafiadora e, por mais que nos organizemos, sempre há muito o que  fazer de última hora. Mas é sempre muito bom e festivo quando vemos tudo acontecendo – afirma.

Em Mossoró (RN), a JDJ vai ser celebrada localmente, em cada paróquia – algumas no dia 10 de abril outras no Domingo de Ramos (17).Também em 17 de abril, a Arquidiocese de Belo Horizonte vai celebrar sua segunda Jornada Arquidiocesana da Juventude. A Arquidiocese de Olinda e Recife também prepara sua Jornada Diocesana, que será no dia 1° de maio. Como parte dos preparativos, ao longo do mês de abril, os jovens vão conversar em seus grupos sobre a JMJ e sobre os problemas da juventude, especialmente a violência. Já a Diocese de São Miguel Paulista (SP) vai realizar a sua JDJ de 13 a 15 de maio e já prepara missas, momentos de formação e shows.

Neste ano, as pessoas responsáveis pela organização da JDJ em suas dioceses podem contar com uma grande ajuda: o subsídio Jornada Diocesana da Juventude 2011 – “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, produzido pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Elaborado por uma comissão de jovens coordenada pelo bispo referencial da juventude no Brasil, Dom Eduardo Pinheiro, e pelo assessor nacional do Setor, padre Carlos Sávio, o subsídio pode ser comprado no site www.edicoescnbb.com.br.  

O subsídio faz arte de uma coleção produzida para ajudar os jovens a caminhar em unidade com a Igreja na realização da JDJ. O texto dá dicas e sugestões para a preparação do evento, abrindo espaço para a criatividade e a adaptação às realidades dos jovens.

Por Moisés de Oliveira Nazário

Leia também:

Veja como está a preparação da JDJ em Fortaleza

Diocese de Santa Luzia de Mossoró organiza Jornada Diocesana da Juventude

São Miguel Paulista realiza sua primeira Jornada Diocesana da Juventude

Arquidiocese de Belo Horizonte realiza segunda Jornada da Juventude

Setor Juventude lança subsídio para a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude em todo o Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email