“Uma Jovem Chamada Maria” é tema do Círio 2018

“Uma Jovem Chamada Maria” é tema do Círio 2018

O Círio de Nazaré ocorre no segundo domingo de outubro e é a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Mais de dois milhões de pessoas participam do evento em Belém.

Um dos principais símbolos da Festividade do Círio de Nazaré foi exibido aos fiéis na noite deste sábado (26): o Cartaz 2018. A apresentação da peça foi feita na Praça Santuário, e contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas além do público de devotos que lotaram o espaço.

Durante a apresentação, o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré e Presidente da Diretoria do Círio, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, ressaltou a importância da peça de evangelização: “O cartaz alusivo a 228ª edição do Círio de Nazaré que este ano traz como tema: ‘Uma jovem chamada Maria’, apresenta-se mais uma vez como importante ícone representativo da grande festa que homenageia a Rainha da Amazônia. O cartaz é também um meio de evangelização, seguindo o preceito principal do Círio como momento especial de levar a Palavra de Deus aos irmãos”, comentou.

 

Este ano, o renomado fotógrafo Helly Pamplona foi convidado pela Diretoria da Festa para produzir a foto da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que ilustra o cartaz. De acordo com o Helly: “Foi uma grande alegria receber o convite de pessoas queridas, é um prazer e uma honra para mim enquanto paraense ter a responsabilidade de fazer essa foto tão especial”, disse.

Os elementos que compõem a peça foram pensados este ano de forma a traduzir por meio da linguagem visual as mensagens propostas, bem como o tema da Festividade. Tendo tradicionalmente a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré como destaque principal, uma forma de demonstrar a realeza da Mãe de Jesus, motivo pelo qual a festa acontece desde 1793.

Histórico

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Há 27 anos o layout do Cartaz é elaborado pela agência Mendes Comunicação.

Texto: Aline Andrade Andreia Teixeira e Andreia Teixeira – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email