Trio elétrico anima passagem dos símbolos da JMJ na Diocese de Luz

Trio elétrico anima passagem dos símbolos da JMJ na Diocese de Luz

CruzLuz

A acolhida aconteceu no Parque de Exposições, onde pessoas de todas as idades se reuniram. Dentre os católicos que aguardavam com ansiedade a chegada dos símbolos estava a aposentada Fátima Oliveira, de 72 anos, que foi ao local para conhecer a Cruz peregrina. “Eu sempre via pela TV como os jovens faziam festa com a presença da Cruz e ficava encantada em perceber a felicidade das pessoas dentro da Igreja. É uma grande manifestação de Deus na vida da juventude”, destacou.

Enquanto uma carreata percorria as ruas da cidade, mais de 2 mil jovens esperavam os símbolos em um ginásio. O clima era de festa e muita animação. “É o encontro da juventude que ama ser católica e que é feliz por seguir Jesus”, comentou o jovem Bruno Lacerda, de 21 anos, que reuniu toda a família para receber a Cruz da Jornada. Ele contou que o testemunho de fé é um ponto fundamental para a transformação da Igreja. “Meu pai não era católico, não tinha religião e, desde que eu passei a fazer parte do grupo de jovens e atuar na paróquia, ele viu meu empenho e decidiu ser católico. Hoje, vamos aos encontros e à missa juntos”, relatou, emocionado.

CruzLuz3A concentração no ginásio durou pouco tempo. Afinal, o que os jovens queriam era sair pelas ruas, cantando e seguindo a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, embalados pelo trio elétrico. Eles seguiram até a Catedral Diocesana.

Quem aguardava nas ruas a passagem da juventude se surpreendeu. “Não imaginava ver tantos jovens assim reunidos. É bonito perceber que a juventude não tem vergonha de manifestar sua fé”, avaliou a dona de casa Francisca Madalena Peixoto.

Na Catedral, os católicos ouviram o testemunho de Ricardo Fonseca, da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Ele participou das últimas três Jornadas Mundiais e motivou os jovens a estarem engajados na Igreja e na comunidade onde vivem, para provocarem uma verdadeira transformação social.

O evento foi encerrado com uma Missa celebrada pelo bispo Dom Antonio Félix. Ele convidou a juventude a se unir para efetivar as propostas da Igreja. “Jovens, vocês são capazes de evangelizar outros jovens. Portanto, se engajem na evangelização da juventude para termos uma sociedade de paz e de justiça”.

O bispo ainda informou que, a partir de dezembro, uma cruz missionária percorrerá todas as paróquias e comunidades da Diocese e será conduzida pelos jovens.

Por Ricardo Fonseca

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email