Tendas celebram o Rota 300 e 10 anos do Doc.85

Tendas celebram o Rota 300 e 10 anos do Doc.85

Foto: Camila Ribeiro

A manhã desse sábado começou animada, centenas de jovens presentes em Aparecida celebram os 300 anos de Bênção da Mãe Aparecida em tendas comemorativas, além de refletirem sobre Maria e a Doutrina Social da Igreja.

Dom Irineu Ramon, bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará, falou sobre o grande plano do Amor de Deus pelos jovens, começou sua reflexão perguntando aos participantes: “vocês já fizeram a experiência do Amor de Deus?”, e com base no DOCAT enfatizou que Deus ama muito mais seus filhos como pecadores e quando reconhecem seus erros e confiam em Sua misericórdia. “Fazer a experiência do Amor de Deus é fazer inconscientemente a experiência de Deus. Devemos acreditar nesse amor particular”, afirmou o bispo.

A Doutrina Social da Igreja

Papa Francisco nos diz: “Um cristão que não é revolucionário em nossos tempos, não é um cristão de verdade”. O DOCAT é portanto, segundo o Papa, para os jovens um manual para a revolução, uma resposta para a pergunta “o que deve ser feito”. Eis a resposta: “o Evangelho nos diz, ‘tudo que fizeres ao menor dos meus, foi a mim que o fizeste’ (Mt 25, 31-46) , e a Doutrina Social da Igreja nos impulsiona a ir ao encontro dos outros e como viver esse serviço em prol dos mais pobres”, disse dom Bernadino Marchió, bispo de Caruaru – PE.

Durante as Catequeses os bispos pediram aos jovens que lessem e estudassem o DOCAT, e mais do que uma teoria que coloquem o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja em prática.

Documento 85 – Evangelização da Juventude completa 10 anos!

Os participantes da Romaria Nacional da Juventude ainda tem nesse dia a oportunidade de celebrar uma década do Doc. 85.

Para Eduardo Rodrigues, seminarista da Diocese de Mogi das Cruzes-SP, conhecer e estudar o Doc. 85 – Evangelização da Juventude é uma forma de conhecer todas as realidades de juventude que temos no Brasil hoje, além de enxergar a beleza do Amor de Deus sobre a diversidade. Para o jovem o maior desafio é que ainda falta uma maior acolhida dos jovens na Igreja.
A programação e Catequeses seguem nas Tendas, a partir das 20h30, acontecerá o Show da Juventude com transmissão pela TV Aparecida.

Por Valesca Montenegro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email