Superação RJ celebra primeiro aniversário com ação em Friburgo

Superação RJ celebra primeiro aniversário com ação em Friburgo

superação jovens

No últimos dias 16 e 17, o Superação Rio realizou a sua quinta ação, desta vez no distrito de Três Picos, em Nova Friburgo. A atividade celebrou o primeiro ano do projeto com a reforma da Capela de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora Aparecida. O grupo formado por 39 voluntários saiu do Rio de Janeiro rumo a serra para superar os desafios e presentear a comunidade local com uma nova capela.

O frio de 5 graus sentido à noite foi aquecido pelo acolhimento recebido em Três Picos. As refeições oferecidas por Dona Belinha e sua equipe, as mensagens da Julia, as histórias e poesias do seu Hermínio, a disposição do Gabriel e do Erik e outros personagens que marcaram o final de semana, deram uma lição para cada um dos jovens que se dedicaram a esse projeto.projeto superação

A capela está sob os cuidados do Padre Cláudio Menezes que acompanhou de perto todo o trabalho do grupo, registrando cada momento. Ele exaltou o projeto e destacou a dedicação da juventude na ação: “O Projeto Superação teve uma grande contribuição em nossa Comunidade de Três Picos, pois nos permitiu ver concretizado o sonho de temos finalizado a construção de nossa Capela de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora Aparecida. Através do Superação, podemos continuar acreditando em nossa juventude, pois ainda há jovens verdadeiramente comprometidos e que não pensam somente em si, mas pensam no bem do próximo e superam as dificuldades e seus próprios limites para ir ao encontro daqueles que mais precisam e ajudar”.

Presente em todas as ações e incansável no trabalho de formação dos jovens, Aline Paggy celebra o primeiro ano do projeto e conta como ele surgiu: “O Superação nasceu de uma vontade que eu e alguns outros amigos tínhamos de começar o projeto aqui no Rio. Em um ano, foram cinco ações e nem tenho como intitular qual foi a melhor ou não… Cada um teve seu destaque, suas próprias superações!”.superação juventude

Os laços de amizade e fé também são fortalecidos com o projeto e incentivam os jovens a, cada vez mais, se doarem: “O ambiente que a gente vive não só nas intervenções, mas no dia a dia é incrível, parece uma bolha no meio desse mundo doido que a gente vive. Vivemos no mundo, mas sendo o que falta nele… Rimos, partilhamos dificuldades, crescemos uns com os outros, criamos laços, formamos uma verdadeira família!”, diz Aline.

A jovem finaliza enfatizando o crescimento do projeto e do seu principal desejo para o futuro: manter a essência do trabalho. “Independentemente dos anos que se passem e da quantidade de Superators que sejamos, a gente precisa prezar muito pela nossa essência, pelo que nos une e motiva: a amizade, o respeito, o companheirismo, os valores que recebemos e transmitimos conforme o tempo passa… Isso é o Superação! É uma sementinha para formar pessoas melhores, reformar aquilo que precisa ser melhorado dentro de cada uma e espalha-las pelo mundo e, de vez em quando, reformar ou construir alguma coisa também!”, finaliza.

Você conhece o Superação?

O Superação é um projeto da ONG Sonhar Acordado no qual jovens se reúnem para transformar capelas, centros sociais, creches e espaços públicos de comunidades carentes. O objetivo é gerar desenvolvimento sustentável no local, de forma que, após um período, a própria comunidade tenha iniciativas de transformação no lugar. O projeto está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campinas e São José dos Campos.

SuperaçãoRio

Conheça mais do projeto na página oficial no Facebook: www.facebook.com/SuperacaoRio

 

Colaborou: Juliana Castro – Equipe Superação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email