Sínodo: Jovens poderão responder questionário até 31 de dezembro

Sínodo: Jovens poderão responder questionário até 31 de dezembro

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017 realizou-se a terceira reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Santo Padre.

Os trabalhos tiveram início com o pronunciamento do Secretário Geral, Cardeal Lorenzo Baldisseri, oportunidade em que o purpurado agradeceu ao Santo Padre pela sua presença e também por ter convocado a Assembleia Especial para a Região Pan-amazônica, que se realizará em outubro de 2019.

Passos dados desde a convocação da XV Assembleia Geral Ordinária

Após, deu as boas-vindas a todos os participantes na reunião, repassando o caminho percorrido desde a convocação da XV Assembleia Geral Ordinária até hoje, concentrando-se em particular  no Documento Preparatório e no Questionário endereçado aos organismos responsáveis; na abertura de um sitecom o questionário preparado para os jovens; na ativação de canais específicos nas redes sociais, assim como sobre o Seminário Internacional sobre a condição juvenil, realizado em setembro passado, na Cúria Geral dos jesuítas, em Roma.

Após o pronunciamento do Secretário Geral, discutiu-se sobre os critérios para a elaboração do instrumentum laboris, para que possam confluir nele todas as diversas abordagens da fase de consultas ainda em andamento. Foram feitas a seguir algumas comunicações sobre o Seminário Internacional.

Questionário até 31 de dezembro de 2017

Ademais, informou-se sobre as respostas ao questionário do Documento Preparatório enviadas até o momento, assim como dos primeiros dados estatísticos relativos ao Questionário online que ainda está aberto. A este propósito, decidiu-se deixa-lo na rede até 31 de dezembro de 2017.

Clique e responda

 

Reunião pré-Sinodal em março de 2018

Entre as atividades programadas, especial atenção foi dada à reunião pré-Sinodal dos jovens, convocada pelo Santo Padre de 19 a 24 de março de 2018 em Roma.

A este respeito, além dos jovens que serão convidados para o encontro, foi aprovada a proposta de ampliar a participação deles por meio das redes sociais.

Assembleia Sinodal, de 3 a 28 de outubro de 2018

Por fim, os membros do Conselho Ordinário debateram a revisão normativa do Sínodo dos Bispos. A este respeito, o Subsecretário do Sínodo dos Bispos, Mons. Fabio Fabene, apresentou um relatório que ilustrou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Geral, ao qual seguiu-se uma profícua troca de opiniões.

Ao final da reunião, foi anunciada oficialmente a data da próxima Assembleia Sinodal, que se, que se realizará de 3 a 28 de outubro de 2018.

Nomeação de Dom Sérgio da Rocha como Relator

Contemporaneamente, o Santo Padre comunicou a nomeação do Relator Geral na pessoa do Cardeal Sérgio da Rocha e a de dois Secretários Especiais, na pessoa do Pe. Giacomo Costa, SI, e do Padre Rossano Sala, S.D.B.

O Conselho, presidido pelo Papa, que participa das reuniões, é formado por 15 bispos, 3 dos quais escolhidos diretamente por Francisco. Em recente entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal Sérgio da Rocha disse que a responsabilidade do conselho é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens.

“Nos reunimos para pensar melhor o caminho a seguir. Graças a Deus, temos a oportunidade de contar já com a participação muito grande das Conferências Episcopais, e sobretudo, ouvindo a juventude. O Papa Francisco tem insistido que seja um período de escuta de todos os jovens, especialmente daqueles que estão no dia a dia de nossas comunidades, mas também daqueles que não têm participado da vida da Igreja. Este momento é importante porque se trata do envolvimento de nossa juventude na própria temática do Sínodo. Não teria sentido realizar um Sínodo sem ouvir os próprios jovens. Ouvir procurando acolher ao máximo as suas contribuições, seus anseios e seus desafios”, destacou.

 

Na conclusão dos trabalhos, o Santo Padre agradeceu aos Membros do Conselho e os outros participantes pelas suas contribuições e pelo espírito de comunhão fraterna vivido no decorrer da reunião.

(JE com Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email