Sínodo dos Jovens é tema de formação na capital maranhense

Sínodo dos Jovens é tema de formação na capital maranhense

A Pastoral Juvenil do Regional NE 5, realizou formação sobre o ‘Sínodo dos Bispos: os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e suas perspectivas pastorais.

Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Carolina/MA acolheu o convite da Pastoral Juvenil do Maranhão e esteve em São Luís – capital maranhense, assessorando o evento. Na ocasião Dom Francisco trabalhou o Documento Final do Sínodo dos Jovens e a exortação pós sinodal ‘Christus Vivit’, facilitando o entendimento do público presente e indicando caminhos para a ação pastoral no meio juvenil a partir desses dois documentos recentes da Igreja.

A formação reuniu assessores diocesanos, padres e religiosas, jovens representantes regionais e diocesanos de diversas expressões juvenis, além de congregações e novas comunidades, que atentos às provocações de Dom Francisco Lima, encerraram o encontro esperançosos e motivados a despertarem nas juventudes o sentimento de que “vocês são o agora de Deus”.

Padre James Wilson, SDS, assessor da Pastoral Juvenil do Maranhão, aproveitou para avaliar os trabalhos dessa pastoral a partir das prioridades pastorais do regional, visto a proximidade da Assembleia Regional de Pastorais, em julho desse ano, na cidade de Balsas. E, ali em comunhão se consolidou uma agenda para o triênio 2019 – 2021, com atenção para o fortalecimento dos Setores da Juventude nas 12 dioceses do regional; realização da primeira Missão Regional da Pastoral Juvenil, a realizar-se na Diocese de Imperatriz; e formação permanente dos assessores e coordenadores das expressões juvenis do Maranhão.

Por Fábio José da Silva – Secretário da Pastoral Juvenil – Regional Nordeste 5

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email