Símbolos da JMJ marcam presença na festa de Corpus Christi em São Gonçalo

Símbolos da JMJ marcam presença na festa de Corpus Christi em São Gonçalo

Foto: Ismael Queiroz

Mais de 30 mil pessoas participaram da solenidade de Corpus Christi, no município de São Gonçalo, na quinta-feira, dia 30 de maio. As ruas principais da cidade ganharam um colorido diferente, com a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, considerado o maior da América Latina. Este ano, a festa contou com a presença especial da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora que desde o dia 19 de maio peregrinam pela Arquidiocese de Niterói.

Centenas de pessoas passaram a madrugada de quarta-feira para quinta-feira, 30 de maio, na confecção dos 241 painéis que se estendiam por aproximadamente de 1,5 quilômetros e que, este ano, tiveram como tema de inspiração a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Mais de dois mil quilos de serragem, inúmeros tubos de tinta, além de 50 toneladas de sal grosso foram utilizados nas artes.

Para motivar ainda mais a criatividade e a participação dos jovens, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora passaram parte da noite em frente à prefeitura da cidade, ponto inicial dos tapetes. “Foi uma emoção muito grande ter os símbolos conosco durante a madrugada, foi uma grande festa para todos nós. A JMJ já começou, mas só ontem, durante a confecção dos tapetes que eu senti realmente a emoção de viver a Jornada. Participo há três anos, mas este ano foi diferente, foi intenso, foi uma emoção saber que, além de Jesus, os símbolos da Jornada também passariam pelos nossos tapetes”, afirmou Mariana Fernandes.

Na manhã de quinta-feira, uma multidão já se concentrava em frente à Igreja Matriz de São Gonçalo para a Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias e concelebrada pelos sacerdotes do município de São Gonçalo.

Após a missa, houve a procissão com o Santíssimo Sacramento e com os símbolos da JMJ. Em seguida, houve show com Olívia Ferreira, encerrando a passagem da Cruz e do ícone de Nossa Senhora pelo Vicariato São Gonçalo.

À tarde, os símbolos foram levados para o município de Niterói, onde participaram da celebração de Corpus Christi da cidade. No dia seguinte, eles prosseguiram a peregrinação, sendo levados para o Vicariato Oceânico.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email