Setor Juventude de São João del-Rei (MG) realiza assembleia

Setor Juventude de São João del-Rei (MG) realiza assembleia

O Setor Juventude da Diocese de São João del-Rei (MG) realizou nos dias 3 e 4 de agosto a 3ª Assembleia para lideranças juvenis. O evento, que aconteceu no Recando Sagrado Coração de Jesus, em Lavras (MG), esteve em consonância com a Igreja no mundo através da Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus Vivit” do papa Francisco e do Projeto de Evangelização da Juventude do Brasil – IDE – proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O objetivo central foi de avaliar, planejar e rezar a caminhada da Pastoral Juvenil na diocese.

Cerca de 90 jovens estiveram reunidos representando os diversos carismas e segmentos juvenis presentes na diocese. “Os jovens presentes se empenharam muito nos trabalhos, apresentaram propostas importantes para a continuidade das atividades do Setor Juventude e apontaram algumas novas ações em vista da efetivação do nosso projeto de evangelização da juventude”, explica o assessor do Setor, Pedro Augusto.

Convocada a cada três anos, a Assembleia Diocesana da Juventude é um marco importante para a caminhada pastoral juvenil, que necessita da presença e participação dos jovens. “O Documento de Caracterização e Funções do Setor Juventude de nossa diocese norteia o caminhar desta dimensão dentro da Igreja. De tempos em tempos precisamos tê-lo à nossa frente para ser avaliado, retificado e ratificado, para melhor atender às demandas juvenis e suas necessidades que sempre estão se renovando”, destaca o assessor eclesial, Pe. Roberto Modesto Carneiro.

A programação foi intensa e seguiu a metodologia do ver, julgar, agir e celebrar, possibilitando momentos de formação, estudo, partilha, planejamento e oração, além de uma animada festa agostina como método celebrativo. “Foram escolhidos como prioridade os cinco eixos do Projeto ide: Missão, Formação, Estruturas de Acompanhamento, Ecologia e Políticas Públicas, sendo que para cada um deles foram votados objetivos, estratégias, ações e indicadores de avaliação. Por fim, fizemos a revisão do Documento do Setor Diocesano da Juventude, sendo necessárias poucas alterações”, explica Pedro Augusto.

No domingo, dia 04, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Nascimento, presidiu a Santa Missa. O evento teve seu término com a celebração de envio e a renovação das promessas batismais.

Por Lucas Silveira/ Fotos: Guilherme Dias e Lucas Lara

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email