Setor Juventude de Rio Branco realiza estudo formativo

Setor Juventude de Rio Branco realiza estudo formativo

estudo-formativo-setor-juventude-768x432

No último domingo (24), o Setor Juventude da Diocese de Rio Branco (AC) realizou o primeiro estudo formativo do ano, tendo como objetivo esclarecer e capacitar os jovens sobre os conceitos e objetivos do Setor Diocesano da Juventude.

A formação, que aconteceu no Centro de Formação da Diocese, contou com uma participação expressiva de jovens da Pastoral da Juventude (PJ), Ministério Jovem (MJ) e Obra Shalom. Durante uma manhã de estudo, os jovens puderam partilhar e entender sobre o surgimento dos Setores Diocesanos da Juventude no Brasil e na igreja local, bem como entender um pouco sobre a importância da Comissão para Juventude da CNBB e seus objetivos.

A acolhida ficou por conta da PJ e em seguida o momento de oração, conduzido pelo MJ, abriu a manhã de formação. Antecedido por um café da manhã compartilhado por todos, o estudo formativo teve inicio com uma introdução breve sobre a criação da Comissão Espiscopal Pastoral para a Juventude (CNBB) e a Pastoral Juvenil Nacional.

Em seguida, Aurinete Brasil, falou sobre o surgimento do Setor Juventude na Diocese e algumas ações realizadas até o momento.

Para facilitar o entendimento dos jovens sobre o contexto em que o Setor Juventude está inserido e a importância do mesmo para a evangelização da juventude, foram formados grupos que estudaram e debateram partes da História da Pastoral Juvenil no Brasil desde a década de 60 até os dias de hoje e sobre o Setor Diocesano da Juventude.

O material trabalhado foi retirado do “Estudo da CNBB 103 – Pastoral Juvenil no Brasil: identidades e horizontes” e da edição “Setor Diocesano da Juventude – Coleção Igreja Jovem I”, produzido pela CNBB.

Com as apresentações dos grupos sobre os temas estudados, todos puderam entender a importância da unidade das diversas expressões para um trabalho mais eficiente na evangelização da juventude. Durante as apresentações, nas explanações do temas, muitos jovens citaram a frase “juntos somos mais fortes”.

O coordenador paroquial da PJ na Paróquia São Sebastião, Jhon Nobre, comentou que o estudo formativo trouxe momentos muitos proveitosos para incentivar as lideranças a buscarem saber mais sobre o papel do Setor Juventude na Diocese. “Foi um momento de troca de experiência entre as diversas expressões presentes. Precisamos de momentos iguais a esses, divertidos e ao mesmo tempo formativos. As atividades fluíram de forma natural. Parabéns a equipe organizadora”, concluiu.

Aurinete Brasil ficou surpresa com o número de jovens inscritos, mas disse estar muito feliz com o resultado. “Estavamos esperando em torno de 30 jovens e de repente nos últimos dias muitos nos procuraram porque ainda queriam se inscrever. Tivemos que mudar a estratégia e reajustar o planejamento pela quantidade de jovens, mas fiquei muito feliz em ver várias lideranças dispostas a aprender mais”, comentou a assessora.

Após o estudo formativo, alguns gestos concretos foram tomados como: a doação do lanche para famílias carentes e a motivação das lideranças para se inscreverem no curso de capacitação de lideranças disponível no site do Jovens Conectados.

Ao final, foi possível ver a satisfação dos jovens com o resultado da formação. Para a coordenadora diocesana do MJ, Roberta Nunes, a manhã foi de muito aprendizado e união entre as expressões juvenis. “Eu defino esse dia como um grande momento de união e aprendizado para a juventude católica da nossa diocese. Agradeço a Deus pela oportunidade de aprender mais e confraternizar com tantas outras expressões juvenis e ao Setor Juventude da Diocese de Rio Branco pela a dedicação e atenção com a juventude.”, finalizou.

Por Kelvin Pinho

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email