Setor Juventude de Niterói promove formação

Setor Juventude de Niterói promove formação

unnamed

Para auxiliar em dúvidas recorrentes como: preciso dar uma palestra para um grupo de jovens. Como devo me preparar? O que falar? o  Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro realizou uma formação para lideranças no dia 31 de maio, na Capela Sagrada Família, no Vicariato Alcântara. Cerca de cem jovens de toda arquidiocese participaram do encontro que tratou ainda dos trabalhos missionários no Brasil.

A formação é voltada para jovens que exercem algum trabalho de liderança no Setor Juventude nas paróquias e nos vicariatos. Esta foi a segunda formação juvenil do ano na Arquidiocese de Niterói. Em abril, os jovens se reuniram por três dias para aprofundar a vivência da fé.

O assessor arquidiocesano do Setor Juventude, padre André Luís Bastos Siqueira, falou sobre como dar uma palestra. Para o sacerdote, a oração deve acompanhar todo processo de preparação e o estudo do assunto deve ser bem feito, mas há também aspectos “práticos” que não podem ser esquecidos.

Entre as perguntas que não podem faltar antes de aceitar um convite para pregar, estão: data do evento, tema, espiritualidade, público e tempo disponível. “Haverá momentos em que é preciso humildade para reconhecer que há pessoas mais bem preparadas para falar sobre o tema. O contrário também ocorre. Não se pode esquivar da missão por medo ou timidez”, disse o sacerdote.

Nathalia Batista de Lima, coordenadora estadual da Juventude Missionária, falou sobre a organização das missões no Brasil, sobre a estrutura do Comidi (Comissão Missionária Diocesana) e sobre a juventude e a infância missionárias.Ela explicou ainda como os trabalhos missionários podem ser implantados nas paróquias.

Para o coordenador Arquidiocesano do Setor Juventude, Wanderson Marins, cada vez mais, a juventude está assumindo seu protagonismo dentro do coração da Igreja, que é o seu lugar. Para isso, está buscando estar mais preparada, estudando e se formando, como deve fazer todo cristão que ama e segue a Igreja.

Além das palestras, a formação contou com o lançamento do concurso que vai escolher o novo logo do Setor Juventude da Arquidiocese. O resultado será divulgado no dia 19 de outubro, durante o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Por: Setor Juventude Niterói

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email