Setor Juventude de Montenegro (RS) em busca de novos rumos

Setor Juventude de Montenegro (RS) em busca de novos rumos


Dia 7 de setembro foi feriado nacional pelo Dia da Independência do Brasil. Para os jovens, a independência é uma das mais raras conquistas. E foi justamente neste dia que estiveram reunidos na Catedral da Diocese de Montenegro integrantes do Setor Juventude Diocesano, para conversar sobre a caminhada recente e vislumbrar novos rumos, olhando para o futuro.

O grupo debateu vários pontos, focando especialmente na Semana Missionária e na Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro no último mês de julho. “A partir de agora, temos que decidir que caminhos trilhar enquanto juventude”, explicou Neilor Schuster, um dos articuladores do Setor. E ele continua: “Decidimos o que vamos fazer até o final deste ano, para encaminhar os projetos. Agora que passou a JMJ Rio, precisamos definir para que lado vamos, pois até agora tínhamos um projeto definido”. Neilor esclarece que objetivo é beber da fonte das diretrizes da Igreja, como o DGAE 2011-2015 (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil); o Documento 85 da CNBB, sobre a Evangelização da Juventude; e o próprio Documento de Aparecida, sem esquecer da caminhada própria da juventude da Diocese de Montenegro, tendo em conta as demandas do que os jovens sentem como necessário para sua caminhada de formação.

Até o final de 2013 o Setor Juventude elencou três principais eventos que darão o norte das ações nos próximos dias. Um será o Seminário Diocesano da Juventude, a ser realizado no dia 09-11-2013, com o objetivo de fazer a avaliação e o planejamento para o próximo ano. O outro será o DNJ, que será realizado em âmbito paroquial. E a terceira promoção será a realização de visitas às áreas pastorais da Diocese, para conhecer um pouco mais a realidade dos grupos. Essa visita deve acontecer no final do mês de setembro e contará  com a coordenação diocesana do CLJ (Curso de Liderança Juvenil).

Para saber mais
O Setor Juventude é um espaço onde as organizações juvenis da Diocese de Montenegro se reunem e conversam. Engloba o ONDA, o CLJ, o Cenáculo de Maria, as chamadas Novas Comunidades, o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, os grupos de base da Pastoral da Juventude, os jovens da catequese e demais grupos paroquiais. “O importante é tentar criar uma unidade, mas sem perder a diversidade que há em cada grupo”, esclarece Neilor.

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email