Setor Juventude da Diocese de Quixadá (CE) realiza Escola de Formação

Setor Juventude da Diocese de Quixadá (CE) realiza Escola de Formação

O Setor Juventude da Diocese de Quixadá (CE) realizou de 8 a 10 de fevereiro a terceira edição da Escola de Formação para a Liderança Jovem.  Com o tema “Pois eu conheço aqueles que escolhi” (Jo 13, 18), os jovens tiveram a graça de uma convivência e de um encontro de formação e espiritualidade profunda com Cristo.

O encontro teve início com a Leitura Orante da Palavra da passagem bíblica da Última Ceia, Jo 13, 1-14. O momento foi conduzido pelo Pe. Pablo Anselmo, pároco da Catedral Jesus, Maria e José e referencial da Pastoral Juvenil do Regional Nordeste I e da Diocese de Quixadá. Os jovens silenciaram e adentraram no texto bíblico, fazendo uma profunda meditação sobre o serviço e a doação aos irmãos. O dom recebido é graça e precisa ser partilhado na missão.

“Jesus levantou-se! Não dá para servir permanecendo no comodismo! Há sempre algo para ser feito. Jesus deslocou-se, desceu até o lugar do outro! Jesus revela um novo ângulo, a partir daquele que não está sentado à mesa. Jesus tirou o manto, troca o manto pela toalha. Ele serve como servo”, disse Pe. Pablo.

Os jovens também participaram de uma dinâmica para uma interação e melhor conhecimento dos participantes, apresentação do que é o Setor Juventude no Brasil, considerando a grande participação das diversas expressões juvenis da diocese.

Os pontos fortes de formação foram marcados pela contribuição de dois assessores adultos, Francisco Das Chagas, do Setor Juventude da Diocese de Quixadá, que falou sobre “A dimensão espiritual e humana do coordenador-líder” e Marlos Moreira do Setor Juventude da Diocese de Iguatú (CE), que orientou para a “Prática da Liderança Cristã ao interno das Paróquias”.

“A base da vida pessoal do coordenador é composta pelo estudo da realidade, pela união de reflexão e ação pastoral, formação permanente e o acolhimento. E as virtudes compõem a base da espiritualidade cristã de um jovem coordenador”,

Após um momento de Adoração ao Santíssimo, os jovens vivenciaram um momento especial de Koinonia (comunhão) entre todos. O último dia foi de espiritualidade e autorreflexão para os jovens. Pe Pablo conduziu o momento chamado Lava pés, ressaltando que o “amor é tocar de perto o outro, o contato corporal e em estado de serviço; é aproximar-se, servir e ajoelhar-se! Verdadeiramente nessa Escola de Formação o Senhor estava presente, veio ao encontro de cada, e tocou naqueles que lhe abriram o coração! Se sentiram amados pelo Senhor e não permanecerão os mesmos”.

O encontro contou ainda com espaço para planejar com os jovens das diversas foranias que compõem a Diocese de Quixadá, as atividades que serão realizadas durante o ano, e conclui-se com a Celebração Eucarística, sendo os jovens motivados e enviados a irem de novo em missão, em suas paróquias, com os jovens que convivem.

Por Mariana Lane F. dos Santos, secretária executiva da Pastoral Juvenil do Regional Nordeste I.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email