Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta lança livro para auxiliar grupos de jovens

Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta lança livro para auxiliar grupos de jovens

Colorido, dinâmico e numa linguagem bem jovial. Estamos falando do livro “Roteiro para encontros dos grupos de jovens”, idealizado e organizado pelo Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta. São cinco dimensões que norteiam o percurso dos encontros de grupos: A relação consigo mesmo; com o outro; com Deus; com a sociedade; com a ação.

“A ideia é contribuir com os grupos de jovens que estão iniciando, principalmente para aqueles que não têm nenhuma experiência, servindo como base, trazendo os passos para preparar os encontros. Além disso, traz temas relevantes para os jovens, servindo, portanto, também aos grupos que já tenham uma caminhada”, , explica Pe. Eliseu Lucas de Oliveira.

A metodologia usada é a da leitura orante da Palavra, o que facilita, também, para os grupos de crismandos, servindo como motivação para que continuem a caminhada. Além disso, o livro traz uma linguagem jovem, pois contou com a participação dos jovens na sua elaboração. “Convidamos alguns jovens de nossa diocese, que já tinham uma caminhada, para que pudessem confeccionar estes encontros, visto que já presenciaram experiências que deram certo. Uma forma de compartilharem com outros. Tivemos um bom resultado”, ressalta.

O roteiro tem o seguinte percurso: inicia com a relação “comigo mesmo”, onde o jovem pode refletir sobre quem ele é,  qualidades e defeitos;  o segundo ponto trata sobre a sua relação “com o outro”, fala de amizade, relação com o grupo; a relação “com Deus”, questiona o jovem sobre Jesus Cristo, fala sobre vocação, oração; a relação “com a sociedade” aborda a ecologia, mídia, comunicação; e por fim, a relação com “a ação” auxilia na forma de como elaborar as atividades do grupo.

“Além disso, este subsídio traz, a cada três encontros, perguntas para que o jovem possa elaborar o seu projeto de vida, visto que a função do grupo de jovens é, também, ajudar o jovem a clarear o que Deus quer para ele, o que ele pode escolher do futuro”, diz o padre.

Ismael Matte de Siqueira foi um dos jovens que participou da elaboração do subsídio. Segundo ele, foi algo novo que trouxe mudanças, inclusive, para sua vida. “Compartilhei olhares diferentes, ouvi muitas pessoas, muitas opiniões, debati sobre os temas, até chegar ao entendimento do que queríamos colocar no papel. Foi uma experiência muito boa, enriquecedora”, conta.

O jovem destaca que este é um material muito aguardado pelos grupos de jovens. “Mesmo para grupos que já têm alguns anos de caminhada, este material será muito importante, pois chega um ponto que os grupos ficam sem ideias de como preparar um encontro atrativo. Muitas vezes acabávamos repetindo temas, mas agora com o livro isso vai mudar. Temos, neste livro, ideias novas, fonte para muitos encontros, pois abrange muitos assuntos”, diz.

Padre Eliseu faz um convite a todos os párocos e grupos para que conheçam e adquiram o livro, visto que é algo que corresponde à realidade da Diocese. “Este roteiro foi pensado para nossas paróquias, nossos jovens e certamente contribuirá com nossa caminhada de evangelização”, destaca.

Os livros estão sendo comercializados ao valor de R$ 7,00 diretamente com os integrantes do Setor da Juventude.  Contatos: (55) 99703-0308 (Whats) (55) 99133-0394 (Whats) Ou e-mail: setorjuventudecruzalta@gmail.com

Por Greice Pozzatto – Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email