Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo realiza retiro com tema da JMJ 2011

Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo realiza retiro com tema da JMJ 2011


Cerca de 60 jovens de pastorais, movimentos, novas comunidades e paróquias e colégios católicos refletiram sobre a carta do papa Bento XVI para a JMJ 2011, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2, 7).

“Esse retiro teve o objetivo de proporcionar um momento forte de oração pessoal e comunitária inspirados pela palavra de Deus e pelas palavras do santo padre para a jornada”, explicou Nei Márcio de Oliveira Sá, secretário executivo do Sejusp. Ele também explicou que foi preparado um itinerário de formação que começou em fevereiro. “Esse itinerário contempla reuniões e formações nas dimensões espiritual, cultural e social”.

De acordo com Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Sejusp, a JMJ certamente vai proporcionar muitas experiências da vida fé dos jovens, entre essas, o encontro com o Senhor na oração é o principal. Para o bispo, um aspecto importante desenvolvido durante o retiro foi suscitar nos jovens um verdadeiro “espírito de peregrinação”.

Dom Tarcísio afirmou que tem percebido que o interesse dos jovens brasileiros pela jornada tem crescido, sobretudo manifestando o desejo de que o Brasil tem de poder sediar uma JMJ.

Também houve um momento de testemunho de jovens que participaram de outras JMJs. “A jornada teve e continua tendo um sentido na minha vida, pois até hoje eu trabalho coma juventude”, afirmou Kamila Gomes, da Pastoral da Juventude, ao relatar sua participação na JMJ de 2005, em Colônia, Alemanha.

Maristela Ciarrocchi, da Comunidade Emanuel, já participou de quatro JMJs, sendo que a primeira foi em 1997, em Paris, França. Ela destacou forte experiência missionária vivida nas jornadas. “É uma experiência de Igreja quando olhamos todos aqueles jovens do mundo todo viverem o mesmo o que acreditamos e pregamos”, ressaltou.

Os jovens também receberam a visita do Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo. “A Igreja olha para vocês com muita alegria e esperança”, disse o cardeal aos jovens, recordando as palavras do Papa João Paulo II.

Ele incentivou a participação dos jovens na jornada e relatou, emocionado, que testemunhou a JMJ de 2000, em Roma, quando a cidade eterna foi tomada por uma multidão de jovens. “Juventude, muita coragem, força! Busquem envolver o maior número possível de jovens” afirmou o arcebispo, que completou dizendo que a diversidade de carismas juvenis “só somam e enriquecem a Igreja”.

“Vou pela primeira vez para a jornada e estou ansioso para poder trocar experiências de Deus com jovens do mundo inteiro”, afirmou Aristides Menezes Canuto. Mateus Henrique Ferreira Batista, da Legião de Maria, disse que já está entrando no clima da jornada. “Espero encontrar muitos jovens que, como eu, querem ter um encontro pessoal com Jesus Cristo”. “Espero que nossos jovens possam aquecer a fé dos jovens de lá, pois ouvimos falar que a juventude da Espanha necessita de uma renovação do ardor da fé”, contou Edson Gomes Carneiro, do Ministério Jovem da RCC.

Da Arquidiocese de São Paulo

Foto: Luciney Martins

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email