Setor de Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo promove formações nas áreas pastorais

Publicado em 21 de maio de 2016 Por Seja o primeiro a comentar!
Formação Setor de Tapejara (46)

Os encontros reúnem as 53 paróquias da arquidiocese em torno da proposta do Rota 300 e do Ano da Misericórdia

O Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo iniciou no último final de semana os encontros formativos nas nove áreas pastorais – que integram 53 paróquias – com os jovens dos movimentos e pastorais. Os encontros têm como objetivo reunir os jovens em torno do tema do Ano da Misericórdia e do Jubileu dos 300 anos de Aparecida, já que a imagem da Virgem, padroeira do Brasil, percorre as paróquias desde outubro de 2015 e permanecerá até julho de 2017.

O jovem Luis Guilherme Fagundes, que atua na coordenação do Setor, reforça a relevância do encontro entre o Setor Juventude e os movimentos e pastorais, afirmando ser importante a proximidade com as juventudes, já que a vivência do Evangelho se dá a partir do encontro e do relacionamento. “Conhecer a diversidade das juventudes de nossa arquidiocese é o caminho para sermos presença que ajuda e apoia os diversos grupos”, reforçou Luis Guilherme.

Tapejara acolheu o primeiro encontro

A paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tapejara, acolheu no último sábado, 14, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o primeiro encontro formativo. O momento teve nício com a Leitura Orante da Palavra, que também serviu de oportunidade para os jovens conhecerem o Setor Juventude e compreenderem o processo vivido pela arquidiocese na acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Através do material produzido pelo Setor Juventude para a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida na arquidiocese, os jovens estudaram sobre a história e devoção da padroeira do Brasil e a relação existente entre ela e as juventudes, os pobres, as mulheres, a água e a própria Igreja. De forma criativa, cada grupo apresentou suas impressões dos textos, percebendo a importância da presença da Mãe Maria em sua vida e em seu grupo.

Para a irmã Salete Rambo, assessora do Setor Juventude, o momento foi essencial para a integração dos grupos. “O encontro deu um novo vigor e mais ânimo para a caminhada dos grupos na paróquia”, destacou.

Encontro na Área Pastoral de Sarandi

Integrando as paróquias de Sarandi, Rondinha, Ronda Alta, Nova Boa Vista, Barra Funda e Pontão, o encontro realizado no domingo, 15, foi um momento especial para incentivar e motivar os jovens para a participação nas paróquias e comunidades, a partir de estudo, formação, celebração, dinâmicas e brincadeiras.

O encontro iniciou com a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e teve seguimento no salão paroquial, com a reflexão sobre o Setor Juventude e a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida na área pastoral, que iniciará no dia 12 de junho. Os participantes tiveram também a oportunidade de definir algumas ações durante a passagem da imagem em suas cidades.

Por Victória Holzbach, Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais