Seminário no Paraná aborda a problemática das drogas

Seminário no Paraná aborda a problemática das drogas

unnamed (1)

O evento é gratuito e acontece na Universidade Federal do Paraná, discutindo o conceito de dependência química em vários âmbitos

O Centro Social Marista Propulsão realiza o Seminário Propulsão: Transversalidades para leitura das diferentes concepções de adolescência e dos diferentes usos de drogas na contemporaneidade. O seminário será realizado no dia 23 de maio e terá como destaque a palestra “O sujeito-objeto da Redução de Danos”, ministrada pelo Dr. Vilmar Ezequiel dos Santos, mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente, o Dr. Vilmar trabalha na Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e ocupa o cargo de gerente do CAPS AD III Santana, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A Política Nacional sobre Drogas prevê que as ações em Redução de Danos sejam contempladas nas diferentes modalidades de prevenção, tratamento e reinserção social de sujeitos que em algum momento de suas vidas desenvolveram transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. “Há várias formas de compreender a redução de danos, o que resulta também em diferentes práticas pelos profissionais e diferentes relações com os usuários de substâncias psicoativas. No seminário também serão discutidas as políticas para o campo das drogas a partir do referencial teórico da saúde coletiva, destacando a função social da droga como mercadoria e os processos de alienação relacionados ao consumo. Propõe-se como mais atinente a saúde coletiva o conceito de compulsão, questionando o conceito de dependência química tanto no campo clínico como educacional”, diz Vilmar.

O coordenador do Centro Social Marista Propulsão, Altieres Edemar Frei, explica que o objetivo do seminário é constituir-se como um espaço transversal de estudos para as diversas categorias profissionais e os diversos saberes interessados em ampliar e destacar seus conhecimentos acerca das múltiplas concepções de adolescência e dos usos de drogas na contemporaneidade. Além de potencializar a articulação entre trabalhadores e estudantes de diferentes instituições que são impactadas pela questão do uso de substâncias lícitas e ilícitas em seu cotidiano.

O Propulsão é o mais novo Centro Social da Rede Marista de Solidariedade, localizado nas antigas instalações do Hospital Nossa Senhora da Luz, no bairro Rebouças em Curitiba. É um Projeto de Média Complexidade dentro das diretrizes das políticas de Assistência Social e Saúde, promovendo atendimentos em (re)inserção social gratuitos para adolescentes entre 14 e 18 anos que estiveram ou estão em tratamento por conta do uso abusivo de álcool e outras drogas e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

O evento será na Universidade Federal do Paraná – UFPR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.aadom.org.br. As vagas são limitadas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email