Semana santa e juventude

Semana santa e juventude

Uma das maiores tradições da igreja católica é a Semana Santa. Esse período que começou com o domingo de Ramos relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e terminará com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo da Páscoa.

Toda igreja é chamada a viver esse momento único, pois a ressurreição ao longo do cotidiano se torna esquecida e é ela o cerne central de nossa fé. Cada canto do mundo vivencia esse momento com os tradicionais ritos, entretanto as realidades no Brasil devido a grande miscigenação faz com que existam momentos peculiares dessa profissão de fé em nosso território.

A Paixão de Cristo toma diferentes formas e todas com a mesma essência, desde as grandes encenações que ocorrem até as comunidades rurais.

Uma das encenações mais tradicionais da Paixão de Cristo acontece em Nova Jerusalém, Pernambuco e é conhecida como uma grande encenação da paixão de Cristo.

Foto: Biaman Prado

Outra comemoração que aconteceu ontem, quarta-feira na cidade de Caxias, no Maranhão, é a Procissão do Fogaréu, tradição religiosa que já existe há 12 anos.  A presentação teatral marca os últimos momentos de Jesus Cristo antes da crucificação. Com aproximadamente 300 caxienses participando de forma direta e indireta do espetáculo, a Procissão do Fogaréu de Caxias é considerada a segunda maior do Brasil.

Já nas comunidades interioranas a realidade e acesso aos ritos da semana santa se adaptam a realidade. Na arquidiocese de Manaus, o município Rio Preto da Eva celebrará a quinta-feira santa, sexta-feira da paixão, sábado de aleluia e domingo de Páscoa junto ao projeto Missão Jovem da CNBB . Segundo irmã Jane do Pontifício Instituto das Missões Extrangeiras – PIME o projeto ajudará a comunidade a vivenciar ainda mais os valores desse momento. “Infelizmente devido a distância e condição nem sempre essas pessoas tem acesso, por exemplo a Eucaristia. E nem por isso deixam de vivenciar a fé a seu modo.” Assim, os momentos proporcionados buscarão levar também a troca de experiências com outras realidades que juntas proclamam os valores do evangelho e da juventude missionária.

Em Uberlândia, no triângulo mineiro, o jovem Carício Neto participará da semana  santa e ainda juntamente com amigos da sua paróquia farão uma vigília das 00h as 6h.  Segundo o jovem de 24 anos, todo ano sua comunidade realiza a Vigília com suas pastorais e neste ano havia ficado o horário da madrugada vago e ele juntamente com o pároco assumiu o momento da Vigília que para Carício já é tradição na sua vivência de fé e quis praticar novamente em 2017.

Você jovem que vivenciará a semana santa nos envie fotos dos momentos e acima de tudo vivencie e ressuscite sua fé diariamente.

Por Maria Emília Duarte e Valesca Montenegro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email