Seguimento de Jesus, oficinas e celebração dos mártires nos 30 anos da PJ de SC.

Seguimento de Jesus, oficinas e celebração dos mártires nos 30 anos da PJ de SC.

pj_sc_30anos_3

Pela manhã Renato Munhoz, de Londrina (PR), refletiu sobre o seguimento de Jesus com foco no papel dos jovens nesta opção: “É preciso conhecer primeiramente para depois seguir”, disse o assessor. Após a explanação, os jovens conversaram sobre os momentos já passados nestes dois dias de encontro, destacando pontos e experiências dos mesmos na plenária geral.

A tarde aconteceram as oficinas na Escola de Educação Básica Frei Crispim, de Santa Lúcia. Com duração média de duas horas cada, as temáticas foram variadas dando foco às necessidades das atividades da pastoral. Liturgia, fotografia/vídeo, rodas de conversa foram alguns dos temas trabalhados.

pj_sc_30anos_4A noite foi iluminada por tochas e velas na celebração dos mártires. Com uma breve caminhada, os jovens refletiram a vida e a missão dos mártires do Brasil e do estado que deram testemunho de seguimento ao projeto de Jesus. Assim também assumiram o compromisso com as causas sociais em um momento de mística com a entrega de anéis de tucum que relembram a história de tantos que morreram pela causa de Jesus.

O último e terceiro dia do encontro foi no sábado com reflexões temáticas. Pela manhã a palestra sobre a “Identidade da PJ”, assessorada pelo secretário nacional Thiesco Crisóstomo e padre Maicon Malacarne, e à tarde continuaram as oficinas.

Por Marcos Tramontim, do Teias da Comunicação do Regional Sul 4 (SC)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email