“São José como um dos ícones da JMJ” sugere padre em carta ao Papa

Publicado em 23 de julho de 2013 Por 2 Comentários

Devoto de São José, Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio escreveu uma carta para o Papa Francisco, que está no Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. O sacerdote brasileiro, do interior paulista, sugere que a figura de São José seja incluída na JMJ, junto do ícone de Maria e da Cruz das Jornadas.

“São José se apresenta para dar esse novo sentido e preencher essa dolorosa lacuna na vida de milhares e milhares de jovens, esse vazio que é a carência paterna. São José! Estava faltando essa pérola preciosa no colar do coração da cristandade”, avalia Pe. Di Lascio.

Para o sacerdote da Arquidiocese de Campinas SP, muitos são os fatos que o motivaram a escrever para o Papa. Além da devoção pessoal por São José, o padre afirma: “o Papa sempre teve São José muito presente no seu ministério episcopal e sacerdotal na Argentina”.

O padre aponta outras motivações para acreditar numa resposta positiva do Santo Padre para sua carta: ele tomou posse no dia 19 de março, Dia de São José; Consagrou o Estado do Vaticano a São José na semana passada; Determinou que fosse incluído São José no Canon da missa nas orações eucarísticas II,III,IV; traz no seu brasão papal A Flor de Nardo, cacho e uvas, que indica a devoção a São José.

“Rogo a Deus para que esta carta chegue a tempo e, quem sabe?,  possa Sua Santidade nos presentear com sua concordância para  a  inserção de São José no coração da Jornada Mundial da Juventude.  Desse modo, possa São José, a partir de hoje, se tornar mais conhecido e amado. Possa, ele, junto com Maria, sua santíssima esposa, preencher o vazio existencial que toma conta dos corações de nossos jovens, e possa, assim, dar-lhes, mercê de sua amorosa proteção de pai, um novo sentido às suas vidas”, afirma o padre em sua carta.

O padre deixa, ainda, seu e-mail para aqueles que queiram apoiar a iniciativa: padredilascio@uol.com.br. Confira a carta enviada ao Papa Francisco na íntegra:

À Sua Santidade,

Papa Francisco,

Permita-me apresentar-me: sou o padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, membro do presbitério de Campinas-SP, um sacerdote devoto de São José e propagador da pessoa e da missão desse grande santo.

A presente tem a finalidade de externar a Sua Santidade, de modo especial, um desejo: colocar sob sua apreciação a sugestão de ser incluída a figura de São José junto ao ícone de Maria, completando-se assim o painel da JMJ: a cruz, Maria e José.

Creio que a sigla do grande evento mundial prestes a acontecer no Rio de Janeiro- RJ traz em si latente esse desejo, visto que essas letras – JMJ – podem também querer dizer: JESUS, MARIA, JOSÉ, figuras indissociáveis no plano da salvação do gênero humano. É oportuno incluir o glorioso São José junto à sua santíssima esposa Maria na imagem/mensagem da Jornada Mundial da Juventude.

A própria sigla JMJ é vista como um agente motivador e profético para os tempos atuais, num mundo em que os jovens estão em busca do sentido e dos referenciais que lhes podem dar a figura materna e a paterna.

E mais uma vez São José se apresenta para dar esse novo sentido e preencher essa dolorosa lacuna na vida de milhares e milhares de jovens, esse vazio que é a carência paterna. São José! Estava faltando essa pérola preciosa no colar do coração da cristandade.

Rogo a Deus para que esta carta chegue a tempo e, quem sabe?,  possa Sua Santidade nos presentear com sua concordância para  a  inserção de São José no coração da Jornada Mundial da Juventude.  Desse modo, possa São José, a partir de hoje, se tornar mais conhecido e amado. Possa, ele, junto com Maria, sua santíssima esposa, preencher o vazio existencial que toma conta dos corações de nossos jovens, e possa, assim, dar-lhes, mercê de sua amorosa proteção de pai, um novo sentido às suas vidas.

Rogo a sua bênção paterna e aguardo com confiança, e em oração, o pronunciamento favorável a este pedido, como um legado do Brasil para a juventude mundial.

Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia
Arquidiocese de Campinas-­SP

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais