Santuário de Candeias, na Diocese de Camaçari, recebe a Cruz da Jornada Mundial da Juventude

Santuário de Candeias, na Diocese de Camaçari, recebe a Cruz da Jornada Mundial da Juventude

CruzCandeias1

Este acontecimento inédito e histórico no municípiomarcou a chegada da Cruz na Diocese de Camaçari, à qual a paróquia Nossa Senhora das Candeias pertence. Depois da acolhida houve a Santa Missa, celebrada por Frei Cristiano Freitas, pároco responsável pela chegada da Cruz na Diocese.

Emocionado, em sua homilia, Frei Cristiano frisou aos jovens a importância de não deixar calar a voz, que quer proclamar as bem-aventuranças de Deus. “É hora de profetizarmos e anunciarmos o Senhor”. Ainda em sua pregação, o sacerdote convidou os jovens a serem persistentes e não deixarem se calar pela dúvida: “Aquele que duvida se cala. O mundo cala a sua voz, cala a sua força, apaga a tua luz. Seja santo, sem deixar de ser jovem”, enfatizou.

A Cruz e o Ícone permaneceram no Santuário até as 5h da manhã desta terça-feira, (20/12). Durante toda a madrugada, diversos paroquianos permaneceram na vigília, em adoração a Jesus Sacramentado e, em contemplação aos símbolos, abençoados e entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II. Algumas pessoas apresentaram, numa dramatização, a importância da Cruz na vida de cada um. Nas definições, a Cruz foi declarada como sinal de esperança, fortaleza, vida, amor, sabedoria, luz e conversão.

No final o grupo deixou para reflexão a mensagem da Carta de São Paulo aos Coríntios, onde ele exorta que: “A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, é uma força divina” (1 Cor, 1-18).

Candeias na JMJ

Não é a primeira vez que os candeienses veem de perto a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Nas Jornadas da Alemanha, Austrália e Espanha, jovens do município estiveram presentes neste evento que reúne a juventude católica de todo o mundo. Na última JMJ, em Madrid, a juventude de Candeias compareceu em número expressivo. Foram 37 jovens, que, durante dois anos realizaram diversos eventos para angariar fundos, que custearam parte da viagem.

Para um dos organizadores da chegada da Cruz em Candeias, Celmar Batista, peregrino de três Jornadas Mundiais, acolher a da Cruz da JMJ no município, representa a emoção de estar próximo da Igreja, através do símbolo da fé católica. “Essa cruz é especial, porque com ela nos lembramos do nosso Papa João Paulo II, quem primeiro a remeteu ao mundo. Mas também nos recordamos do nosso atual Papa Bento XVI, que enviou esta cruz ao Brasil. Além disso, vem junto o Ícone de Nossa Senhora, pois onde está a cruz, ali está Maria”, ressalta.

 

Mônica Valle, da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Candeias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email