SOBRE O PROJETO

Apresentação

Queridos Jovens,

Com grande prazer apresento este projeto “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão!”. Ele é um passo de aprofundamento de um caminho que vem sendo percorrido há décadas pela Igreja no Brasil. Iluminada pela “opção preferencial pelos jovens” lançada pela Conferência de Puebla (1979), a evangelização da juventude encontra uma importante referência no documento “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais” (Doc. 85 da CNBB). A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – e a própria Jornada foram um momento privilegiado do protagonismo juvenil em nosso país.

Com estes importantes impulsos, o atual projeto se liga com os 300 anos do encontro da venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Uma peregrinação nacional está em curso: os jovens conduzirão a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em todas as Dioceses do Brasil. Esta importante iniciativa tem, portanto, um importante fundamento na piedade popular e na devoção a Nossa Senhora. Mas deseja, acima de tudo, dinamizar os três eixos pastorais – Missão, Assessoria, Estruturas de acompanhamento – abrangendo a evangelização da juventude de modo amplo, articulado e profundo.

Peço a Deus que abençoe e torne fecunda essa iniciativa. E, a Nossa Senhora Aparecida, peço que acompanhe a todos vocês em todos os momentos e situações, torne-os cada vez mais apaixonados por Jesus Cristo, por seu Evangelho e por sua Igreja. E que cresça no coração dos adultos uma paixão pela juventude.

dom raymundo

Fraternalmente, em Cristo e Maria,

+ Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano de Aparecida

Pope Francis kisses the statue of the Virgin of Aparecida, Brazil's patron saint, during Mass in Aparecida Basilica, in Aparecida, Brazil, Wednesday, July 24, 2013. Reverence for the figure of the Virgin Mary runs particularly deep in Latin America. The Vatican says that Pope Francis personally insisted that a trip to the Aparecida Basilica be added to his Brazilian visit agenda. (AP Photo/Felipe Dana)

A decisão de planejar a celebração dos 300 anos de Aparecida foi tomada pela Coordenação do Santuário Nacional em diálogo com a CNBB. Neste contexto e sob a aprovação do CONSEP (Conselho Pastoral da CNBB), construiu-se, então, este Projeto em vista da evangelização da juventude.

O Projeto desenvolvido junto aos jovens vai destacar três eixos pastorais:

MISSÃO: postura e experiência missionária, defesa da vida

ASSESSORIA: quantidade e qualidade de assessores

ESTRUTURAS de acompanhamento: espaços próprios juvenis, Setor da Juventude

Esses eixos são resultados das conclusões do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, ocorrido em dezembro de 2013.

Os subsídios clareiam os objetivos e indicam pistas concretas para desenvolver cada eixo nos diferentes níveis: regional, diocesano, paroquial.


Além desta cartilha, estão sendo preparados cadernos de estudo com temáticas juvenis e de espiritualidade.


Neste período de 2014 a 2017, em que celebramos a importância de Nossa Senhora junto ao seu Filho na obra de salvação, pedimos que Ela, como Mãe dos jovens, acompanhe todos que procuram seguir as pegadas do seu Filho.

Projeto

O Projeto é inspirado pelo dinamismo da JMJ Rio 2013 e pelas conclusões do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil de 2013, construído pelos jovens da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional, pelos adultos da Equipe de Subsídios, pelos Bispos Referenciais Regionais da Juventude e pelos participantes do encontro dos referenciais diocesanos de juventude – assessores de Congregações, de Movimentos, Pastorais da Juventude e Novas Comunidades – que ocorreu em 2014. Ele se desenvolve a partir da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras, no período de 2015 a 2017. Sua elaboração e execução acontecem em clima missionário da juventude local e está em sintonia com a organização da ‘Comissão do Projeto Jubilar do Tricentenário do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida’.”

EIXOS DE AÇÃO PASTORAL

Missão

Favorecer experiências/ações missionárias significativas aos jovens e animá-los para o engajamento em suas comunidades de origem.

Contribuir com o aumento da sensibilidade dos jovens diante das realidades desumanas da sociedade, suscitando, assim, líderes proféticos e criativos nos vários contextos socioculturais.

Subsídios de Apoio sobre: Ação Missionária; Trilha “Caminho da Fé”; Defesa da Vida; Missão JDJ; Missão DNJ; Leitura Orante da Bíblia; Celebração Missionária; Terço Missionário; Roteiros para reunião do grupo de jovens; Novena Juvenil Missionária; Reflexão sobre Assessoria de Adultos; Reflexão sobre Estruturas de Acompanhamento e Setor Diocesano da Juventude; História de Nossa Senhora Aparecida; Seminário Nacional sobre Ecologia.

Ações: realizar a Jornada Diocesana Missionária; organizar as Missões Juvenis em Outubro (DNJ); favorecer experiências de Voluntariado e missões em Casas de Recuperação de dependentes químicos; organizar Vigílias; promover Seminário sobre situação da Juventude diocesana; incentivar o diálogo inter-religioso; realizar uma Caminhada Ecológica e um Fórum sobre a água, com gesto concreto.

Capacitação de Assessores

Suscitar maior interesse dos adultos pela causa juvenil.

Aumentar o número de adultos que assumam a vocação de assessores de jovens e de suas organizações presentes nas paróquias e dioceses.

Oportunizar espaços de partilha, articulação, capacitação e formação para assessores e acompanhantes de adolescentes e jovens por meio da prática pastoral e missionária.

Subsídios de Apoio sobre: motivação aos adultos para a responsabilidade junto aos jovens durante a efetivação deste Projeto (pequenos vídeos).

Ações: trabalhar nas Casas de Formação o Mundo Juvenil e a necessidade de acompanhamento dos jovens; realizar em 2017 o II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil em Aparecida com os responsáveis diocesanos da juventude e os assessores adultos das diversas expressões juvenis; envolver os adultos com os jovens nas experiências locais; promover a cada ano, durante este triênio, fórum sobre juventude e a memória histórica, a ecologia, a devoção mariana; organizar Escola de Capacitação para adultos; preparar Assessores para acompanhar Projetos de vida dos jovens; realizar encontro regional de Assessores adultos; oferecer retiro para Assessores adultos; valorizar os Carismas existentes nas paróquias; facilitar liberação de adultos formadores e assessores de jovens, inclusive com apoio financeiro; apresentar este Projeto da Pastoral Juvenil para todo o Clero, Religiosos e Religiosas da Diocese para que o assumam.

Estrutura de Acompanhamento (Setor Diocesano da Juventude)

Valorizar, durante o processo pedagógico de evangelização da juventude e de organização das ações missionárias: o protagonismo juvenil, o grupo de base, a Leitura Orante da Bíblia e a formação na ação.

Promover mais momentos e espaços juvenis nas paróquias.

Fortalecer o espaço diocesano de comunhão das expressões juvenis (Setor Diocesano da Juventude).

Subsídios de Apoio sobre: Organização das Etapas do Projeto (semelhança da JMJ Rio 2013); Motivação para que o Projeto esteja presente no Plano Pastoral das Dioceses e Paróquias; Motivação para que os Jovens participantes da “Missão Jovem na Amazônia” se engajem na preparação Diocesana deste Projeto.

Ações: envolver todas as expressões juvenis presentes no território da Diocese/Paróquias para a organização de todo este Projeto; articular o Projeto com a Catequese de Crisma; garantir formação permanente durante todo o processo; avaliar após cada atividade a caminhada do Projeto; promover concursos sobre os temas do Projeto (Vida, Ecologia, Nossa Senhora); garantir uma ampla divulgação do Projeto nas Redes Sociais e nos Meios de Comunicação social; disponibilizar um espaço específico nas paróquias para os jovens se reunirem e organizarem o Projeto.

Conclusão do projeto

O projeto se concluirá com as atividades do dia 30 de julho de 2017 e também com o II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil a ser realizado em agosto de 2017, na cidade de Aparecida.

Considerações gerais

Cada diocese define o seu próprio itinerário de peregrinação.

Este Projeto, formatado segundo a realidade de cada diocese, deve ser simples, prático, atraente, motivador de novas posturas e iniciativas a favor dos jovens.

Os jovens devem ser envolvidos na preparação da peregrinação da imagem de Aparecida na sua diocese e paróquias do Brasil.

Acima de tudo, o Projeto deve ser capaz de gerar muitas experiências missionárias juvenis, suscitar um maior número de adultos que possam acompanhar os jovens e seus grupos, garantir mais estruturas eclesiais juvenis.

É importante considerar alguns acontecimentos eclesiais destes anos: o Sínodo dos Bispos sobre a Família (2014 e 2015), as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (2015), a nova equipe da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (2015), o Congresso Eucarístico em Belém (2016), a JMJ de Cracóvia (2016), os 400 anos de Missão na Amazônia (2016), os 10 anos do Documento de Aparecida e do Documento “Evangelização da Juventude” (2017), a Encíclica do Papa sobre a Ecologia.

Para os que desejarem, será possível realizar a pé o “Caminho da Fé”, de Tambaú (SP) a Aparecida. O percurso total do caminho é de 429 km com a duração de 12 a 15 dias. Os jovens podem partir da cidade que considerarem mais prática para o seu percurso. Em cada pousada, os jovens recebem um carimbo no “passaporte”.

Para os que desejarem, será possível realizar de bicicleta o “Caminho da Fé”, de Tambaú (SP) a Aparecida. O percurso é de 429 km e tem duração de uma semana. Também se pode parar nas pousadas indicadas para carimbar o “passaporte“.

selo_jubileu

Oração Jubilar
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três bendito pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existe escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos./ Para todos tende sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo./ Amém!

Fale conosco!

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou depoimento sobre o projeto, entre em contato.

Not readable? Change text. captcha txt