Rio Grande do Norte leva turismo religioso à JMJ

Rio Grande do Norte leva turismo religioso à JMJ

A Jornada Mundial da Juventude levará ao Rio de Janeiro, neste mês, cerca de dois milhões de pessoas e não são apenas jovens interessados nos atos e eventos religiosos, como a catequese com os bispos e o encontro com o Papa Francisco. São, também, empresários e empreendedores, representantes de inúmeras empresas especializadas em diversos produtos do ramo religioso e do turismo, praticamente de todos os estados brasileiros.

O Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude, disponibilizou espaço especificamente destinados a esses empreendimentos, denominado Cidade da Fé. Lá, no período de 20 a 26 de julho, acontecerão quatro eventos. Um deles é o “FÉstival Internacional de Turismo Religioso”, também chamado de “uma grande feira de produtos e destinos turísticos”.

Este é um dos muitos aspectos da Jornada Mundial da Juventude. A Cidade da Fé, situada no Riocentro – Barra da Tijuca, comportará os eventos: ExpoCatólica – que é a Feira de Livros e Artigos Religiosos; o FÉstival – que é o Festival Internacional de Turismo Religioso; o Bote Fé Brasil – com show, entretenimento e cultura; e a Expo Vocacional – que é uma feira de congregações e comunidades religiosas.

Presença potiguar
O Rio Grande do Norte estará presente com uma tenda no Festival Internacional de Turismo Religioso, organizado pelo Governo Estadual, em parceria com prefeituras e a Igreja Católica. Seis cidades do Estado estarão expondo material sobre os lugares de turismo religioso, num stand de 100 metros quadrados.

Nesse espaço estarão três lugares de turismo religioso da Arquidiocese de Natal: Canguaretama, mostrando material sobre os Mártires de Cunhaú; São Gonçalo do Amarante, apresentando o Monumento aos Mártires de Uruaçu; e Santa Cruz, expondo a maquete, com visão geral do Santuário de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis.

Outras três cidades do Estado também estarão no mesmo espaço: Carnaúba dos Dantas, mostrando o Monte do Galo; Florânia, apresentando o Monte das Graças (ambas na Diocese de Caicó) e Patu, apresentando o Santuário da Serra do Lima.

Santa Rita
O Santuário de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, distante 120 quilômetros de Natal, recebeu nota nove, do Ministério do Turismo, numa escala de zero a 12. Foi o único do Nordeste a ganhar o prêmio do Ministério, no valor de R$ 111.000,00. “Depois de liberado, esse valor será investido em melhorias do Santuário”, informa o  pároco, Pe. Vicente Fernandes.

Atualmente, o Santuário recebe, em média, de três a cinco mil romeiros por cada fim de semana. “Além disso, durante a semana, recebemos a visita de turistas estrangeiros, entre os quais alemãs, suecos e italianos”, destaca o Pe. Vicente. Ele acredita que esse fluxo deverá aumentar depois da divulgação do Santuário, na Jornada Mundial da Juventude. Inclusive, parte do material que será apresentado na Feira Internacional do Turismo Religioso é bilíngue (português e inglês).

Outro benefício futuro para o Santuário é um teleférico, cujo projeto está em fase de elaboração. O teleférico ligará o Santuário a um ponto no centro da cidade, ao lado da Matriz de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis.

Há dois períodos, no ano, em que o Santuário recebe maior fluxo de romeiros. O maior é na festa de Santa Rita, no mês de maio, especialmente no dia 22, data a ela dedicada. Outro é no dia 12 de outubro, data em que ocorre a Romaria da Gratidão. “Anualmente, neste dia, um grupo de 10 romeiros vai a pé, de Macaíba ao Santuário”, diz o pároco de Santa Cruz. Neste ano, a missa do dia 12, às 10 horas, será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Os outros santuários
A cidade de Canguaretama fica a 75 quilômetros de Natal, porém a capela de Nossa Senhora das Candeias, lugar onde ocorreu o martírio, fica na fazenda Cunhaú, a poucos quilômetros da BR 101, na direção de quem segue para a cidade de Pedro Velho. A capela onde ocorreu a tragédia, em julho de 1645, permanece preservada. O morticínio ocorreu durante a celebração de missa, no interior da capela.

São Gonçalo do Amarante fica apenas a 18 quilômetros de Natal. Na comunidade Uruaçu, lugar onde ocorreu o segundo morticínio de cristãos católicos, em outubro de 1645 está o Monumento aos que ali foram martirizados. A festa dedicada aos mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada no dia 3 de outubro, data em que é Feriado Estadual.

A celebração é precedida de um novenário, concluído com uma tarde de atividades, com pregações, shows e celebração eucarística. Milhares de fiéis participam das celebrações.

A cidade de Carnaúba dos Dantas, encravada no território da Diocese de Caicó, fica a 237 quilômetros de Natal. Lá existe o Monte do Galo, com 155 metros de altura. O nome remonta à época da povoação da cidade. A devoção é a Nossa Senhora das Vitórias. Há uma trilha que leva os fiéis ao topo do monte, onde acendem velas e deixam os ex-votos.

A cidade de Florânia fica a 234 quilômetros de Natal. Lá, além do Monte das Graças, onde fica uma capela dedicada a Nossa Senhora das Graças, também existem outros pontos turísticos, como a Serra do Cajueiro. Também está no território da Diocese de Caicó.

Patu, cidade situada no território da Diocese de Mossoró, fica a 330 quilômetros de Natal. Sobre a Serra do Lima há o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis. É administrado pela Congregação dos Padres Missionários da Sagrada Família. Para lá, vão romeiros de várias partes do Rio Grande do Norte e de outros Estados, em romaria, para deixar os ex-votos.

Estes lugares, hoje incluídos nos roteiros do Turismo Religioso do Rio Grande do Norte, estarão sendo apresentados, através de materiais impressos, como folder, jornal, revista e fotografias, aos participantes da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

O Pe. Vicente Fernandes, pároco de Santa Rita de Cássia, estará presente no Stand, na Jornada Mundial da Juventude,  representando a Arquidiocese de Natal e o Santuário de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz.

Mais informações:
. Cacilda Medeiros – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal –  (84) 3615-2800  / 9982-9723
. José Bezerra – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal –  (84) 3615-2800  / 9968-6507
. Luiza Gualberto – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 3615-2800 / 9936-3663

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email