Retiro Renascer emociona jovens na Arquidiocese de Belém

Retiro Renascer emociona jovens na Arquidiocese de Belém

“Uma das experiências mais fascinantes de evangelização da juventude que eu já vi!”. Com essa exclamação, o Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro, comentou o Renascer 2013, retiro que ele acompanhou, de 1 a 3 de novembro, na Ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará.

O Renascer é um retiro espiritual querigmático, que auxilia pessoas a viverem sua experiência com Deus efetivamente, realizado pela Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju) com jovens a partir dos 13 anos de idade e adultos, na Arquidiocese de Belém. Este ano realizou-se a 24ª edição do retiro, com o tema “Vida nova te darei”, com congressistas distribuídos em 10 casas em Mosqueiro.

Desde os primeiros momentos da noite de sexta-feira, 1º de novembro, enquanto esperava-se a chegada dos congressistas na Comunidade, era visível a alegria e a ansiedade das equipes de serviço pela vivência de mais uma edição do encontro. “Ainda que seja a 13ª vez que eu participo do Renascer, sempre vai ser como da primeira vez. A mesma emoção, o frio na barriga, o brilho nos olhos. Têm coisas que sempre vão ser como da primeira vez”, comenta a supervisora do encontro, Lílian Rodrigues.

A coordenadora geral da Caju, Heloisa Sami Daou, também destaca a felicidade em saber que tantas pessoas teriam com Deus uma experiência semelhante a que ela teve em seu primeiro Renascer, há 11 anos. “Eu desejo que esses jovens sintam aquilo que um dia eu também senti. Esse amor primeiro, essa Alegria do Cristo Ressuscitado”, frisa.

Após a chegada dos congressistas e um breve momento de louvor, a coordenação do Renascer conduziu um momento de oração entregando o encontro, e, após dar algumas orientações básicas sobre o final de semana, anunciou a divisão dos congressistas e equipes de serviço nas 10 casas, seguindo principalmente o critério de faixa etária. Em seguida, todos partiram nos ônibus rumo a Mosqueiro para um final de semana que guardava muitas surpresas.

Ao longo do sábado, 2,  e do domingo, 3, os participantes do retiro vivenciaram dinâmicas que os levaram a refletir sobre os mais diversos aspectos de sua vida, dentre eles as suas amizades, sua vida familiar e a importância que têm dado ao relacionamento com Deus. “Para mim o Renascer foi um momento de reflexão, de autoconhecimento, de questionamento das minhas atitudes na minha faculdade, mas principalmente na minha família. Agora, espero poder nas pequenas coisas da vida tentar fazer tudo da melhor maneira possível, sempre honrando a Deus”, comenta o congressista, Henrique Miranda, 20 anos.

Transbordando todas as graças e alegrias vividas durante o final de semana, o Renascer 2013 teve seu encerramento com uma linda Celebração Eucarística no ginásio do Colégio Gentil Bittencourt, onde os participantes de todas as casas puderam confraternizar-se uns com os outros e com seus familiares e amigos, que aguardavam ansiosamente pelo seu retorno.

A celebração foi presidida pelo padre Idamor da Mota (homilia 1) e concelebrada pelo padre Carlos Sávio Ribeiro Mota (homilia 2), além do padre Cláudio Pighin e do fundador da Caju, cônego Raul Tavares de Souza, que com alegria falou aos cajuínos: “Ajudemos esses jovens que hoje se aproximam de nós a realmente escutar e responder a Jesus com suas atitudes, sobretudo de fidelidade ao amor do Senhor”.

Confira abaixo, testemunhos de alguns participantes do Renascer 2013:

“Eu estava morto e não tinha percebido. Eu não sabia o que era viver de verdade. O Renascer me deu uma segunda chance pra viver de novo” (Vinícius Caravelas, 17 anos, congressista da casa 03)

“O Renascer hoje é uma nova etapa na minha vida de cristão. Existe um Mário antes do Renascer, e um Mário depois do Renascer. Não adianta você ser cristão e não ter a consciência do que é ser cristão. E hoje com certeza tenho um pouco mais dessa consciência graças ao Renascer” (Mário Jorge Teixeira, 47 anos, congressista da casa 10).

“Quando estamos lá incentivando os congressistas a refletirem e a fazerem as suas descobertas, acabamos também refletindo sobre a nossa própria vida, e dessa forma o Renascer acontece não somente neles, mas também em nós que estamos servindo” (Arthur Aviz, 21 anos, coordenador da casa 01).

“No Renascer eu percebi a importância que uma família tem. Eu cheguei lá sem saber o que era amar. Hoje eu sei o que é amar e principalmente amar a minha família. Quero ser mais amiga e companheira. Tudo vai ser diferente” (Yasmin dos Santos, 13 anos, congressista da casa 01).

 Comunicação Caju

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email