Regional Nordeste 2 se reúne em Caruaru (PE)

Regional Nordeste 2 se reúne em Caruaru (PE)

Jovens foram provocados a refletir sobre como cada expressão tem acolhido os apelos do Papa Francisco e sobre os desafios presentes em cada realidade juvenil

Jovens foram provocados a refletir sobre como cada expressão tem acolhido os apelos do Papa Francisco e sobre os desafios presentes em cada realidade juvenil

A Regional Nordeste 2 reuniu suas expressões em um encontro anual de líderes e assessores juvenis no último fim de semana, em Caruaru (PE). Na reunião, que aconteceu de 3 a 6 de setembro, as discussões seguiram a orientação do tema “Juventude em Missão”, e o lema “Mãe Aparecida, ensina teus jovens a serem missionários no chão do Nordeste 2”, uma referência ao “Projeto Rota 300” de Aparecida.
Estiveram presentes no encontro as dioceses dos estados que compõem o Regional: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
A reunião buscou responder à urgência da evangelização para a juventude, como nos pede o Papa Francisco e a Igreja do Brasil, orientada pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em vários momentos da programação, os participantes foram provocados a refletir sobre como cada expressão tem acolhido os apelos do Papa Francisco – recordando a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – e sobre os desafios presentes em cada realidade juvenil, seja ele na expressão, a nível diocesano e regional. Iluminados pelo exemplo de São João Batista, a espiritualidade do assessor necessita ser um exercício “que Cristo cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Dom Antônio Carlos Cruz Santos, Bispo da Diocese de Caicó (RN) e Referencial da Comissão Regional de Juventude do Nordeste 2, esclareceu algumas dúvidas sobre o Rota 300.
Foram escolhidos quatro padres, um de cada estado do Regional, parem serem os novos referenciais do NE 2: Padre Antônio Gomes, Arquidiocese de Olinda e Recife (PE); Padre Valmir, Arquidiocese de Maceió (AL); Padre Walter, Diocese de Cajazeiras (PB); e Padre Inácio Lopes, Arquidiocese de Natal (RN).
Também foram escolhidos novos membros para a função de secretários da Comissão Regional de Juventude: Adson Silva, da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e da Diocese de Palmares (PE), e Ana Stella Fernandes, membro consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus e da Arquidiocese da Paraíba. Além destes, integram de forma nova um representante das Congregações, Janyne Carvalho, membro dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada e da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE); e um representante das Novas Comunidades, Cleysson Dias, membro da Comunidade Católica Manain e da Diocese de Caruaru (PE). Os demais membros da comissão foram eleitos anteriormente e são representantes dos Movimentos, da Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), sob a orientação de Dom Antonio.

*Por Ana Stella Fernandes, da Comunidade Doce Mãe de Deus

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email