Regional Nordeste 2 da JUFRA realiza congresso

Regional Nordeste 2 da JUFRA realiza congresso

Foto oficial do congresso

Na terra da Cristalina Cajuína, Teresina (PI), a Juventude Franciscana (JUFRA) dos Estados do Ceará e Piauí celebrou a vida em Fraternidade nos dias 15 a 17 de novembro, no Sítio Santo Inácio, onde 184 irmãos, sendo 168 jufristas, seis Frades e nove terceiros franciscanos, entre eles, estiveram presentes a Secretária Nacional da JUFRA, Mayara Ingrid e o Subsecretário Nacional para a Área do Nordeste, Sandolini Braga que disseram sim ao chamado do Senhor. Também aconteceu a celebração dos 45 anos de existência da Fraternidade de Floriano (PI).

O Congresso teve como tema: “Vamos celebrar a vida, a Fraternidade está aqui”; e como lema: “A exemplo de Santa Rosa: Eis-me aqui, envia-me”. O encontro aconteceu em duas partes: Encontro Regional de Formadores e Congresso Celebrativo e Avaliativo. A pauta foi o debate das Diretrizes de formação da JUFRA do Brasil por meio do estudo, a realidade e as possíveis mudanças para a eficaz prática desses objetivos.

Durante a tarde do dia 15 de novembro aconteceu o Encontro Regional de Formadores, com a presença do Formador Regional , irmão Sérgio, Animador Fraterno Regional, irmão Beto Farias, Secretária Fraterna Regional, irmã Solange Barros, os Assistentes Espirituais Regionais Frei Téo OFMCap e Frei Alexandre OFMCap, Subsecretários Fraternos e de Formação das Fraternidades Locais, Subsecretários Distritais e representantes de Fraternidades iniciantes. Em seguida, o Congresso deu início com a Celebração de abertura, presidida pelo Assistente Espiritual Regional Frei Téo, e Co-celebrada pelo Assistente Espiritual Regional Frei Alexandre OFMCap. Após a missa, houve a instalação do congresso e oração final.

O segundo dia de Congresso foi marcado pela estimulante apresentação do tema e lema conduzida por Frei Alexandre e Frei Garcia. Na parte da tarde, a animação de todos os distritos presentes foi o “gás” necessário para celebrar a vida.

O dia foi finalizdo com um divino Lucernário e em seguida noite cultural do Piauí com direito a documentário sobre a JUFRA Floriano, apresentação de danças e lendas culturais (Cabeça de Cuia, Não se Pode, Cavalo Piancó, o Casamento Matuto, etc).

No domingo, último dia de encontro, os jovens iniciaram as atividades adorando ao Senhor em preparação a encontro do Cristo Eucarístico e finalizaram o congresso com agradecimentos e homenagens.

Os integrantes da JUFRA ressaltaram que foram iluminados pelo ideal de Francisco e Clara, reafirmando a certeza de que são instrumentos de paz quando viverem em fraternidade, deixando o menor, o singelo, o simples tomar de conta de suas vidas, diminuindo e deixando Deus ser mais.

Segundo a organização, por intercessão de Santa Rosa de Viterbo, a Juventude Franciscana do Ceará e Piauí se alegrou com o bom momento que vive, ressaltando que todas as dificuldades foram necessárias para que o gosto do amor de Deus fosse sentido agora em sua essência, integralidade e imensidão.
Por Jéssica Lima, Comunicadora Nacional da JUFRA do Brasil; Subsecretária Regional para o Distrito Piauí, Fraternidade Imaculada Conceição

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email