Regional Centro-Oeste promove encontro dos Setores Juventude

Regional Centro-Oeste promove encontro dos Setores Juventude

DSC_0115

O Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste organizou de 28 a 30 de março, em Goiânia, uma reunião com os representantes dos Setores Juventude e Pastoral Juvenil dessa Regional, com intuito de trocar experiências, traçar metas, fomentar a convivência, formação e espiritualidade dos líderes juvenis das dioceses presentes.

Estiveram presentes nesse encontro, o bispo referencial de juventude do Regional Centro-Oeste, Dom José Luiz Majella, da diocese de Jataí; o assessor nacional da Pastoral Juvenil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro; representantes da Comissão de Comunicação da Pastoral Juvenil (Jovens Conectados); além de assessores adultos e jovens de todo o Regional.

Na ocasião, o grupo, composto de diversas expressões juvenis, discutiu a realidade da juventude de suas dioceses, as vulnerabilidades e possibilidades de evangelização nos diversos campos de missão da Pastoral Juvenil.

Padre Sávio apresentou a realidade missionária e plural da Comissão Para a Juventude, além de provocações pertinentes aos Setores e reflexão sobre os documentos formulados direcionados à evangelização de jovens.

Os Jovens Conectados mostraram os trabalhos realizados, além, das próximas atividades, especialmente o Cadastro Nacional dos Grupos de Jovens; Rede Nacional de Jovens Comunicadores; Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, e Missão Jovem na Amazônia, que será lançada no dia 7 de abril.

Jovem como prioridade

De acordo com Dom Majella, a juventude é um segmento da comunidade eclesial, que deve ser olhada com prioridade na ação evangelizadora e o Setor Juventude é primordial para todas as dioceses, trazendo aos jovens o protagonismo, pois, eles têm garra, esperança, luta e são o futuro da Igreja.

Segundo o bispo referencial, esse momento foi de grande importância para o Regional. “A grande alegria desse encontro foi a presença maciça das dioceses e movimentos e com isso percebemos que os jovens estão buscando a criação desse espaço de comunhão das nossas experiências e caminhadas, estamos passo a passo enfrentando as mesmas lutas e desafios”, aponta.

Por Maria Amélia Saad

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email