Reflexão e avaliação marcam segundo dia da Assembleia Nacional da Juventude Missionária

Reflexão e avaliação marcam segundo dia da Assembleia Nacional da Juventude Missionária

 

A manhã desta sexta-feira, 16, foi reservada à Espiritualidade Missionária. Padre Sávio Corinaldesi, Secretário Nacional das Obras da União Missionária e São Pedro Apóstolo, conduziu os participantes a refletirem o tema: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” (Jo. 20, 21).

O sacerdote questionou os participantes se, como jovens missionários, estão seguindo realmente os ensinamentos de Jesus Cristo. Para padre Sávio, a Missão nos leva a amar à todas as pessoas sem distinção, “para ser missionário do jeito de Jesus devemos nos aproximar do próximo, dar passos em direção ao outro, estar com o outro… É assim que Jesus fazia!”. Ainda durante a reflexão questionou: “Quem não incomoda ninguém significa que não faz nada em favor da vida. O que eu tenho a oferecer a minha comunidade? A religião não salva, o que salva é o amor que dou ao próximo. Tem pessoas que nós esquecemos? Tem alguém próximo de nós e por vezes estão esquecidos por nós”.

À luz destas reflexões, os jovens seguiram em deserto, encerrando o momento com a Celebração Eucarística.

“As questões apresentadas nesta manhã deixou meu coração inquieto, pois no momento do deserto, não sei se primeiro agradecia à Deus por nos amar tanto e nos confiar Sua Missão ou se pedia perdão pelas vezes em que testemunhamos ‘caricaturas rabiscadas’ de Jesus.”, partilhou Luane Lira, de Alagoas. E continuou “a frase inspiradora ‘Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio’, faz surgir em nós o desejo de que a Juventude Missionária faça a diferença e seja esperança para a juventude de todo o mundo, à exemplo de Jesus”.

Já no período da tarde, os três padres secretários nacionais e o diretor das Pontifícias Obras Missionárias relataram a caminhada em 2011 da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Pontifícia União Missionária, da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo e o desenvolvimento da Campanha Missionária 2011, além de alguns projetos das POM e o início da organização do 3º Congresso Missionário Nacional, que será realizado entre os dias 12 e 15 de julho de 2012, em Palmas (TO).

Para Fernanda Rodrigues Santana, coordenadora da JM no Estado de Sergipe, a assembléia é um espaço propício para troca de experiências, “partilhamos informações, brincadeiras, animações e vivências dos nossos grupos em diferentes Estados no ano de 2011”. Ela ainda destacou as propostas apresentadas pelo padre Marcelo Gualberto, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, para o nascimento de grupos de Propagação da Fé, Famílias Missionárias e Idosos e Enfermos Missionários no ano de 2012. Segundo Fernanda, “as propostas apresentadas promoverão uma transformação futura na Igreja”.

As atividades seguem neste sábado, com a presença de Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília que refletirá com os jovens o tema: “Jovens Missionários do Brasil para o mundo, à luz do Concílio Vaticano II”. À tarde os jovens apresentarão propostas para a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013 e para a Campanha Missionária 2013, que trabalhará o tema “Missão e Juventude”.

Transmissão on line

Momentos do encontro estão sendo transmitidos, ao vivo, através do blog da Juventude Missionária (http://jmissionaria.blogspot.com), além disso, os perfis do twitter e facebook estão sendo atualizados constantemente, mantendo informado os jovens que seguem a JM nas redes sociais.

“A juventude está inserida, cada vez mais, neste mundo virtual. Estando presente na internet através do blog e do nosso perfil nas redes sociais, além de divulgar o trabalho da Juventude Missionária, estamos fazendo com Jesus Cristo e a sua Missão sejam cada vez mais conhecidas” – destacou o jovem Rodrigo Alves Piatezzi, responsável pelo blog da Juventude Missionária.

Por Juventude Missionária – POM

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email