#RádioConectado: Ano da Misericórdia – entenda o significado e como receber indulgências

#RádioConectado: Ano da Misericórdia – entenda o significado e como receber indulgências

Para baixar o arquivo clique aqui. O uso é livre desde que os créditos sejam mantidos.

O Ano Santo da Misericórdia já está se aproximando: a abertura vai ser no dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição.

Mas você sabe o que é o Ano Santo?

A celebração do Jubileu tem origem no judaísmo. A festa se realizava a cada 50 anos. Durante o ano os escravos eram libertados, perdoavam-se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava. Era um ano de reconciliação geral.

Na tradição católica, durante um ano se concedem indulgências aos fiéis que cumprem certas disposições estabelecidas pelo Papa. O papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). O Jubileu começa em 8 de dezembro e vai até 20 de novembro de 2016, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Na bula, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas, como realizar peregrinações; praticar as obras de misericórdia; intensificar a oração; passar pela Porta Santa em Roma ou na Diocese; buscar o Sacramento da Reconciliação; participar da Eucaristia; e converter-se.

A indulgência pode ser obtida também para os que já faleceram.

Também são concedidas indulgências para quem pratica as obras de misericórdia, que são divididas entre corporais e espirituais. As corporais incluem dar de comer aos famintos; acolher o estrangeiro; visitar os enfermos e os encarcerados. E as espirituais, aconselhar os duvidosos; consolar os aflitos; perdoar as ofensas; e rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

Confira o post completo aqui.

Sem-título

 

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email