Quaresma: tempo de decisão!

Quaresma: tempo de decisão!

Já cantamos numa das campanhas da fraternidade: “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!” Este é o tempo de decidir-se pelo Senhor! Decidir por Ele implica em fazer todas as coisas em Sua presença. A Quaresma é também um momento de peregrinação ao interior dos nossos corações, no desejo de mudarmos as nossas atitudes, palavras, pensamentos, ajustando-nos a Jesus, nosso Mestre.

Por essa entrega, somos convidados pela Igreja a percorrer um caminho em direção ao conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus que, com o Seu grande amor por nós, chegou a ponto de se entregar em uma cruz. A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos. Dessa forma, este tempo de conversão nos coloca a percorrer um caminho de crescimento individual-espiritual, lado a lado ao crescimento fraterno-social. Uma Quaresma bem vivida transforma essas duas realidades, sempre nos conduzindo a uma conformidade com a vida de Jesus Cristo.
A Igreja nos propõe o jejum como uma das inúmeras formas para vivenciarmos bem este tempo de crescimento e conversão. Contudo, a prática do jejum não se restringe a um regime alimentar ou apenas um tempo em que passamos fome. Explico de forma bem simples o que é o jejum e as várias maneiras possíveis de fazê-lo no livro “Práticas de Jejum”, da Editora Canção Nova. Ele nos ajuda a crescer em disciplina e nos dispõe para a oração.
Por fim, o objetivo maior que almejamos alcançar nesse período quaresmal não é outro senão uma vida mais santa. Queremos que a nossa Páscoa seja realmente momento de ressurreição, um tempo de retomada, de vida nova. Ela será “passagem” para uma vida nova, um tempo novo.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP). É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 48 livros, Cd´s e DVD´s, além de várias palestras em áudio e vídeo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email