Quais são os horários do conclave?

Quais são os horários do conclave?


Nesta terça-feira (12), terá início o Conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI. A partir das 7h (3h no horário de Brasília), os cardeais começam a se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados. Cada um terá seu quarto – os aposentos foram definidos por um sorteio. Às 10h (6h no horário de Brasília), será realizada na Basílica de São Pedro a misa pela eleição do novo pontífice.

No primeiro dia de conclave, está prevista apenas uma votação. Às 15h45min, no horário de Roma, os cardeais se transferem da Domus Sanctae Marthae ao Palácio Apostólico. Às 16h30min, terá lugar a procissão da Capela Paulina com entrada na Capela Sistina. Segundo informações, na coletiva de imprensa do último sábado, do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, quando entrarem na Capela Sistina, às 16h45min, os Cardeais fazem o juramento e, após, tem lugar o ‘extra omnes’, quando se fecha a Capela Sistina e os Cardeais seguem a meditação do Cardeal Grech, realizando a primeira votação prevista na Constituição.

Como são realizadas duas votações em cada turno, Pe. Lombardi explicou que as cédulas são queimadas ao final das votações da manhã e da tarde e não após cada votação particular. Assim, os horários normais do final das votações seriam às 12 horas para as votações da manhã e às 19 horas para as votações da tarde. É apenas uma indicação, precisou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Se o novo Pontífice vier a ser eleito na primeira votação da manhã ou na primeira votação da tarde, a fumaça branca sairá da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, no meio da manhã ou no meio da tarde. Assim, todos devem estar atentos entre 10hs30min e 11hs na parte da manhã e entre 17hs30min e 18hs na parte da tarde, no horário de Roma.

A eleição do papa Bento XVI ocorreu na primeira votação da tarde e assim, a fumaça apareceu após as 17 horas.

Os horários, então, ficam assim:

 

Evento

Horário de Roma

Horário oficial de Brasília

Transferência dos cardeais ao Palácio Apostólico

15h45

11h45

Procissão da Capela Paulina com entrada na Capela Sistina

16h30

12h30

Entrada na Capela Sistina

16h45

12h45

Cardeais recitam as vésperas na Capela Sistina

19h30

15h30

Retorno dos cardeais à Domus Sanctae Marthae

20h

16h

 

 

Com informações da Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email