Projeto Jovem Senador tem inscrições abertas para a edição 2013

Projeto Jovem Senador tem inscrições abertas para a edição 2013

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Para participar da edição de 2013, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República.

O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Conforme a Resolução do Senado Federal nº 42, de 2010, integram o Programa Senado Jovem Brasileiro:

1 – o Concurso de Redação do Senado Federal
2 – o Projeto Jovem Senador

Nos próximos dias, todas as 18.602 escolas estaduais de ensino médio do país receberão o kit com todas as informações para participação dos alunos no Concurso de Redação. Os primeiros colocados de cada estado serão os jovens senadores em novembro de 2013. Os jovens atuarão como senadores de seus estados discutindo projetos de lei, participando de comissões e sessões. Assim, aprendem na prática o processo legislativo e como funciona uma Casa Legislativa.

O concurso de redação e o Projeto

O Senado Jovem é um programa fundamental desenvolvido pelo Senado Federal com o objetivo de aproximar a Casa aos jovens brasileiros. A ideia é promover a cidadania e a participação política desta importante parcela da população. O programa engloba dois projetos: o Jovem Senador e o Concurso de Redação; ambos destinados a jovens do ensino médio com idades que podem variar de 14 a 19 anos.

O Concurso de Redação acontece há sete anos e na última edição contou com a participação de 1239 escolas, e aproximadamente 320 mil jovens foram impactados. O Jovem Senador acontece há três anos e como resultado já são 12 projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição em tramitação na Casa oriundos do Projeto.

O Concurso destinado a alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o país, com idade entre 14 e 19 anos, tem potencial para atingir até 7 milhões de jovens no país, que segundo MEC correspondem ao número de matriculados na escolas públicas estaduais. Esse número representa mais de 60% dos jovens nessa faixa etária. Certamente é um ganho para a educação brasileira de todo o país nossos jovens melhorarem seus conhecimentos na língua materna e sobre o Poder Legislativo e a importância da democracia no país.

Veja aqui apresentação sobre como é o trabalho dos Jovens Senadores.

Em 2013, são promovidas a 6ª edição do Concurso de Redação e a 3ª edição do Projeto Jovem Senador.

Acompanhe pelas mídias sociais:

Facebook

@jovemsenador

YouTube

Fonte: site Jovem Senador

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email