POM do Brasil participam do 30º Curso de Missiologia do Cone Sul

POM do Brasil participam do 30º Curso de Missiologia do Cone Sul

curso_missiologia_arg

Durante o período de formação os participantes tiveram duas aulas por semana, ministradas durante a manhã, das 8h30 às 13h. O curso é destinado a leigos, religiosos, seminaristas e sacerdotes comprometidos na animação missionária. Participaram missionários da Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia, Chile, Paraguai, Equador, Filipinas, República Dominicana e Uruguai. Uma das novidades deste módulo foram as missões na diocese de São Justo, próximo a Buenos Aires, feitas pelos participantes.

“Foi uma experiência belíssima de partilha, mas de modo especial por que nos fez conhecer um pouco mais a dimensão missionária da teologia. Muitas vezes estudamos teologia, mas não vemos a ótica missionária. Se pensa em muitos seminários que a missiologia é apenas uma matéria, porém, vimos que todas as disciplinas teológicas devem ser estudadas no âmbito missionário”, afirmou o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, que participou do curso.

Entre as disciplinas estudadas estão: Panorama atual da missão; Fundamentos teológicos da missão; Dimensão missionária da liturgia; Espiritualidade missionaria; Formação do discípulo missionário; Pastoral Missionária e Obras Missionárias Pontifícias; além de A missão e o magistério atual; Meios de comunicação ao serviço da missão; Seitas e novos movimentos religiosos. O Curso completo é um estudo aprofundado em missiologia, feito em três anos, sendo três módulos de 20 dias em cada ano: Introdutório, 2º ano e 3º ano. Para o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Brasil, padre André Luiz de Negreiros, a experiência cultural e a convivência foram os pontos mais marcantes do 30º Curso de Missiologia do Cone Sul. “Foram dias de experiências marcantes pautados em estudos, convivência, Adoração ao Santíssimo, Eucaristia e momentos de espiritualidade. Voltei muito fortalecido com a riqueza cultural argentina e dos demais países da América Latina. Vale a pena destacar a missão feita numa paróquia e o desafio da língua que nos colocou em teste várias vezes por meio do estudo e comunicação com as pessoas que falam apenas a língua espanhola. Recordo com muita alegria o estudo sobre as Pontifícias Obras Missionárias, proporcionado pela equipe nacional da Argentina que serviu para conhecermos novos pontos históricos, curiosidades, escutarmos e sermos escutados conforme os trabalhos realizados em cada realidade”, disse.

 

Por: Fulvio Costa

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email