“Podemos+”: jovens de baixa renda podem participar de cursinho pré-vestibular na Diocese de Piracicaba/SP

“Podemos+”: jovens de baixa renda podem participar de cursinho pré-vestibular na Diocese de Piracicaba/SP

Organizadores do cursinho durante reunião de planejamento para 2019 – foto Divulgação.

Estão abertas até 22 de fevereiro as inscrições para o Cursinho Popular “Podemos+” (clique aqui para se inscrever). A iniciativa sem fins lucrativos e inteiramente voluntária tem o objetivo de preparar estudantes de baixa renda e/ou oriundos de escolas públicas de Piracicaba e região para os vestibulares das universidades, buscando facilitar o acesso ao ensino superior, bem como a formação integral e inclusão social.

Com vagas limitadas para até 50 alunos, as aulas terão início no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na Avenida Independência nº1146, em Piracicaba, e ocorrerão de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h45.

Em 2018, foi realizado um projeto piloto com 50 inscritos e desenvolvido num curto espaço de tempo – três meses – o qual obteve resultados satisfatórios, tendo alunos aprovados na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP), e prováveis aprovações do ENEM (Exame do Ensino Médio) por meio SISU (ENEM), que ainda estão em tramitação.

O Cursinho Popular “Podemos+” foi uma iniciativa do movimento social “Levante Popular da Juventude” e vem se desenvolvendo desde o ano passado com o apoio da Diocese de Piracicaba que cede o espaço, além de professores(as) da rede pública, a Casa do Hip Hop, grupos de extensão de universidades públicas e estudantes de graduação e pós-graduação (ESALQ/USP, UNESP e Unicamp).

De acordo com o organizador do Cursinho, frei Marcelo Toyansk, a iniciativa representa muito aos jovens, pois é uma oportunidade para quem não tem condições de custear a formação. “O cursinho visa também à formação do aluno de modo não “bancário”, em que só recebe conteúdos e os decora, mas assimilar as matérias juntamente com a elaboração do pensamento, numa perspectiva solidária, dialogal e inserida dentro da realidade”, ressalta frei Marcelo.

O religioso informa ainda que o projeto está aberto aos educadores que desejam ministrar aulas gratuitamente e assim colaborar na formação de futuros cidadãos conscientes de seu protagonismo na sociedade e igualmente na melhoria da vida ao seu redor. “O Cursinho se baseia em metodologias da Educação Popular e busca incentivar valores como autonomia, coletividade, reflexão crítica, diálogo e transformação social, assim como fortalecer o interesse pelo ensino e desenvolver habilidades pedagógicas entre professores e estudantes”, enfatiza Toyansk

Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com os membros da Comissão Político Pedagógica (CPP) pelo e-mail: cursinhopodemosmais@gmail.com ou pelos telefones (19) 9 8306-4705 com Raissa Almeida e (19) 9 9121-1439) com Mariana Gomes.

Por: Assessoria de Comunicação – Diocese de Piracicaba/SP.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email