PJR realiza III Congresso Nacional da Juventude Camponesa

PJR realiza III Congresso Nacional da Juventude Camponesa

Espalhados por todo o Brasil vivem oito milhões de jovens rurais, sendo que a maioria destes está concentrada no Nordeste, de acordo com o Censo 2010/IBGE. Tentando reunir 2000 desses jovens, vindos de 17 estados brasileiros, acontece, na próxima semana, de 14 a 19 de janeiro, no Parque de Exposições do Cordeiro, o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa “Terra, Pão e Dignidade – Na caminhada pela Terra Livre Brasil”. O congresso será realizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR), que atua há 30 anos na formação e engajamento da juventude nas lutas sociais do campo.

O encontro tem como objetivo dar visibilidade à juventude camponesa e fortalecer a sua identidade cultural, reafirmando a opção da PJR pela luta e resistência do jovem do campo. “Os jovens vão viver uma semana rica em formação, com várias oficinas, mesas e debates sobre a questão do projeto popular para o Brasil. Também teremos apresentações culturais e regionais de todos os estados envolvidos no encontro, será um momento de grande comunhão”, afirma Laécio Vieira, secretário nacional da Pastoral da Juventude Rural.

Serão debatidos temas como a conjuntura da realidade brasileira, a questão agrária, agricultura familiar e produção agroecológica, Plebiscito Nacional de Reforma Política e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos. Além disso, o evento promoverá uma caminhada com o mote “Juventude do Campo e da Cidade na luta pelo projeto popular”.

PJR

A PJR luta para combater a invisibilidade do jovem do campo e mostrar que há uma juventude além daquela padronizada que se vê geralmente nos meios de comunicação, uma juventude que também é protagonista da sua própria vida.

Assim como Jesus Cristo, o Camponês de Nazaré, e inspirados pelos ensinamentos do Papa Francisco, a PJR está a serviço da juventude empobrecida do campo há 30 anos, na luta por “Terra, pão e dignidade” e da construção de uma sociedade justa: “Na caminhada pela Terra Livre Brasil”, pois “É uma luta a vida do Jovem na Terra” (Jó 7, 1).

Nesta perspectiva e acolhendo a Palavra de Deus, a Pastoral da Juventude Rural do Brasil acolhe os jovens camponeses do Brasil.

Mais informações: secretariapjrbrasil@gmail.com ou congressopjr@gmail.com e pelos Telefones (81) 3127 0997, (81) 9566 6970 ou (81) 9571 9400, com Denise ou Maciel.

Por: assessoria de comunicação da PJR

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email