PJ e Maristas realizam seminário da campanha contra a violência e extermínio de jovens

PJ e Maristas realizam seminário da campanha contra a violência e extermínio de jovens

A Pastoral da Juventude (PJ) em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), realizam, de 3 a 5 de maio, no Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga (DF), o Seminário da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens em todo o território brasileiro. A atividade reúne, aproximadamente, 200 jovens do Brasil e tem por objetivo criar espaço de conscientização e formação de agentes multiplicadores.

O seminário começa nesta sexta-feira (3/5), às 19h, com oração, seguida da mesa de abertura com as presenças de autoridades e parceiros, entre eles: ministro Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República, deputado federal Nilmário Miranda, coordenador de Juventude do Distrito Federal Carlos Odas, o assessor da CRB Nacional Frei Rubens da Motta e do vice-presidente das Mantenedoras UBEE/UNBEC, José Assis de Brito.

Após a mesa de abertura, inicia-se o painel de exposições “Desafios frente às Realidades de Violência e Mortes de Jovens no Brasil – Uma tarefa a ser encarada pelo Estado e pela Sociedade Civil Organizada”. Para o momento, foram convidados como assessores o representante da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Bruno Monteiro, e Danilo Moraes, membro do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) representando a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Os dias do seminário são dedicados ao aprofundamento e formação dos jovens em diversos temas acerca do extermínio e violência juvenil, dentre eles: redução da maioridade penal, segurança pública, educação, trabalho, violência e uso de drogas, aprisionamento e cárcere, tráfico humano: prostituição e trabalho escravo.

O secretário nacional da Pastoral da Juventude, Thiesco Crisóstomo, destaca o seminário como importante passo da PJ na construção da campanha e no enfrentamento da violência contra a juventude no Brasil. “Queremos dar força a temas específicos como a redução da maioridade penal, o tráfico humano e as medidas socioeducativas. Dialogar diretamente com os jovens que constroem o dia a dia da Campanha, nos municípios e estados, além dos parceiros constituídos ao longo destes quatro anos”, afirmou Crisóstomo.

Nos demais dias do seminário, serão desenvolvidas diversas ações e atividades. A programação contempla a construção de um grande painel apresentando a realidade da violência contra a juventude brasileira, avaliação e planejamento da Campanha Nacional, rodas de conversas sobre temáticas acerca do extermínio e violência juvenil e celebrações.

Além da Província Marista, o evento conta com as parcerias da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Coordenadoria de Juventude do Distrito Federal, Cáritas Brasileira e o apoio da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, Adveniat e DKA Áustria.

A Campanha

A Pastoral da Juventude tem organização nacional e está presente em mais de 80% das dioceses da Igreja Católica no Brasil. Assim como outras expressões eclesiais, ela faz parte da articulação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A organização possui algumas iniciativas que orientam os trabalhos de seus grupos e de suas instâncias. Para isso, atua por meio de seis projetos nacionais, dentre eles: Ajuri, Caminhos de Esperança, Mística e Construção, Teias de Comunicação, Tecendo Relações e A Juventude Quer Viver.

O projeto “A Juventude Quer Viver”, posiciona-se publicamente sobre alguns temas que afetam diretamente a vida da juventude, como também busca estratégias de participação e intervenção política nos diversos setores sociais organizados (governamentais e não governamentais), buscando mobilizar a juventude pela garantia dos seus direitos.

A Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens é uma ação articulada do Projeto A Juventude Quer Viver e de diversas organizações. Busca fomentar e provocar toda sociedade para o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente, o extermínio de milhares de jovens no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte juvenil.

SERVIÇO

O quê: Seminário da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens em todo o território brasileiro.

Quando: 03 a 05 de maio – abertura dia 03 de maio, às 19h.

Onde: Colégio Marista Champagnat Taguatinga – QSD – Área Especial 01 – Taguatinga Sul (DF).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email