PJ de Serrinha, na Bahia, realiza retiro de silêncio e contemplação

PJ de Serrinha, na Bahia, realiza retiro de silêncio e contemplação

pj serrinha“No silêncio, Deus fala ao coração”. Com esta temática a Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha (BA) realizou nos dias 04 a 06 de abril mais um retiro espiritual. O evento aconteceu no Centro Pastoral Santa Teresa, na cidade de Serrinha e foi conduzido pelo Irmão José Nilson da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette.

“Fiquei muito feliz quando fui convidado a conduzir esse momento de oração e também por saber que os jovens dessa diocese vêem a importância de se recolher um fim de semana inteiro para orar”, diz ele.

A abertura do retiro na sexta-feira, 4, foi marcada por um momento forte de oração onde os jovens foram convidados a ir ao encontro de Cristo, mas para isso deveriam percorrer a chácara, passando por três territórios “sagrados”. O primeiro foi o território do fogo, representando a luz que nos leva até Cristo. Todos acenderam velas e seguiram cantando para o segundo local, o território da água, que representaria a fonte de vida. Cada jovem foi convidado a se refrescar e seguir a caminho para o terceiro território onde se encontra uma cruz, sinal de salvação. Todos sentaram e ficaram em vigília enquanto, um a um se dirigiam para um local reservado no meio das árvores para ter um momento pessoal com Jesus.

O retiro foi uma experiência de deserto, silêncio e contemplação. Longe do barulho, das torrentes de informação e da rotina agitada da sociedade, os jovens tiveram a oportunidade de visitar a si mesmo e se conhecer melhor. “No início, foi estranho, mas depois a gente percebe que o silêncio nos aproxima mais de Deus”, relata Fabiana Neves, coordenadora do grupo UJCC. Padre Alexandre Aquino, assessor diocesano da Pastoral da Juventude, também esteve presente em momentos importantes e afirmou que necessitamos de nos encontrar com nós mesmos e com Deus, e o silêncio propicia essa experiência.

Durante este ano a Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha com o objetivo de fortalecer as bases realizou três encontros forânicos com o tema “Pastoral da Juventude: Um Jeito de Ser e Fazer” formando mais de 130 lideranças para o trabalho nas paróquias e Encontros Paroquiais com o tema “Grupo de Base: onde a PJ acontece”, estão sendo realizados a fim de capacitar os jovens dos grupos sobre a identidade e espiritualidade da PJ.

Em meio a tantas atividades, “é importante realizar o retiro para jovens porque damos a eles a possibilidade de afastar-se um pouco do lugar de convívio, deixar suas atividades diárias e buscar uma reflexão mais profunda. Pois, o retiro nos possibilita o recolhimento para a oração e um encontro mais profundo com Deus”, conclui Deyse de Jesus, coordenação diocesana.

Fonte: PJ Diocese de Serrinha (BA)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email