PJ de Itaguaí realiza o CDL na diocese

PJ de Itaguaí realiza o CDL na diocese

10994050_726817367415866_4628325038991959199_o

Com o objetivo de começar um processo de ação para potencializar o crescimento de líderes com dedicação, com clareza de visão e metodologia para trabalhar com outros jovens, o Projeto Caminhos de Esperança, da Pastoral da Juventude da Diocese de Itaguaí, realizou no final de semana de 27 de Fevereiro a 1° de Março, no Centro de Formação de Conceição de Jacareí, o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) primeiro Nível.

“O líder não nasce, se faz”. Foi esta certeza que guiou todos os trabalhos durante o final de semana que começou com a chegada dos cursistas na noite do dia 27 de Fevereiro, onde foram apresentadas os objetivos do curso e se iniciou o bloco sobre a “Janela de Johari”. Com o término das atividades do dia, os cursistas foram encaminhados para a casa de paroquianos que acolheram cada jovem.

Ao amanhecer de sábado, após as divisões de tarefas,o encontro teve a assessoria da ex-coordenadora Nacional da Pastoral da Juventude, Renatinha Mendes que veio de Duque de Caxias para conduzir o bloco “Dinâmicas de Grupo”. Após o almoço foi trabalhado o tema “da dignidade da pessoa humana”, onde a assessora leiga diocesana, Fernanda Barbosa contribuiu para o enriquecimento deste momento. Ao final da tarde Frei Janício tratou da temática “Cristo e ser cristão”, trazendo assim a pessoa de Jesus como reflexo no dia-dia de um líder.

O dia terminou com a mística que fez refletir um pouco de si das próprias relações e após a espiritualidade, os jovens tiveram uma noite de jogos, com karaokê, xadrez, cartas, uno e outros jogos e se deliciar numa farta mesa de caldo e frios.

Na manhã de domingo com a contribuição do assessor leigo da PJ Leste 1, Julio Silva foi refletida a online casino temática “Igreja e Comunidade”. Com a entrega dos Certificados de conclusão do CDL 1° Nível, os agora formados e as equipes de trabalho já foram se preparando para a Santa Missa de Compromisso de encerramento do Curso que foi presidida por Padre Camilo.

Durante a Santa Missa foi anunciado o chamado de cinco formandos para se colocarem a serviço do Projeto Caminho de Esperança, sendo eles: Eduardo Moreira, de Paraty; Victória Fernandes, do Balneário; Iago de Almeida, do Centro de Angra; Mariana Ribeiro, de Conceição de Jacareí e Eduardo Akira, de Itaguaí. Os mesmos assumiram o compromisso, onde o Padre Camilo, e todos os presentes, fizeram o envio dos mesmo a esta missão. Chegando ao término da celebração, o celebrante abençoou os anéis de tucum que foram entregues para todos os formandos como compromisso na construção de um reino mais justo e fraterno, ou seja, construtores da tão sonhada civilização do amor.

Por: Alex Almeida

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email