Pesquisa quer compreender os jovens universitários sobre sentido de vida

Pesquisa quer compreender os jovens universitários sobre sentido de vida

Quantas vezes você já parou para refletir sobre o sentido da vida? Muitas vezes em nossa juventude nos deparamos com situações que nos fazem refletir quem somos e qual é a nossa missão, e se realmente temos o controle de nossas ações e suas consequências sem a influência de outro. Principalmente quando entramos na universidade onde temos que tomar a decisão de nosso futuro e saber como lidar com o outro e as nossas responsabilidades.

Para compreender melhor o comportamento dos jovens universitários, a Profª Drª Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis- RJ e o Profº Drº Pedro Rosário da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Braga- Portugal, estão realizando uma pesquisa com o objetivo de relacionar a capacidade das pessoas de se autorregularem em valores éticos com a possibilidade de realização de sentido de vida, considerando suas probabilidades para perdoar e adotar atitudes esperançosas para viver.

Segundo a Drª Cleia Zanatta a pesquisa também pretende trazer análises e reflexões sobre a realidade da juventude em relação a estes temas investigados, visando contribuir para melhor dimensionar a realidade existencial destes jovens, em busca de realização de sentidos para viver.

A pesquisa que está disponível através da ferramenta Survey Monkey, no link: bit.ly/pesquisaucp2019, pode ser respondida por todos os jovens universitários brasileiros, até o final de maio de 2019.

“Os resultados a serem obtidos com a pesquisa, poderão servir de base científica para a elaboração de projetos, programas e ações de intervenção propiciadoras de aprendizagem, vivências e fortalecimento de valores éticos, direcionados à juventude brasileira.” Afirmou a professora.

As perguntas são situações do cotidiano que o jovem vivencia, classificando a resposta mais aproximada de sua verdade, questões sobre o perdão, esperança, sentido de vida e autorregulação de valores.

“Espera-se que os participantes da pesquisa, que colaboraram respondendo os questionários e os demais jovens, possam ampliar a consciência para atitudes e ações envolvidas com a temática dos valores éticos que, se melhor autorregulados em suas vidas, poderão favorecer à realização de sentidos para viver. ” Concluiu Zanatta.

Os pesquisadores pretendem alcançar no mínimo 1.000 jovens universitários, das diferentes áreas de conhecimento, de todo território brasileiro. Participe!

Por Edivaldo Mellacorrespondente Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email