Peregrinação dos símbolos na Costa Verde fluminense

Peregrinação dos símbolos na Costa Verde fluminense


No sábado (29), milhares de pessoas lotaram o cais de Santa Luzia em Angra dos Reis,  que faz parte da Costa Verde do Rio de Janeiro, para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no Bote Fé. O evento, organizado pela Diocese de Itaguaí, a penúltima a receber os símbolos antes da JMJ, contou com shows católicos e com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom José Ubiratan e concelebrada por padres de diversas paróquias da região Costa Verde.

O evento começou às 18h com a missa campal e a chegada da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, que foram levados até o palco pelos jovens. Durante a celebração, Dom Ubiratan agradeceu a presença dos jovens e ressaltou  a importância dos fiéis de seguirem Jesus. “Não devemos ter medo da cruz, porque Jesus não tira nada de ninguém, Ele só doa e nos ensina como viver a verdadeira alegria. Por isso, devemos nos gloriar diante da cruz de Jesus”, afirmou.

Ainda em sua homilia, o bispo explicou o que representa o ícone de Maria. “Quando Maria estava iniciando sua juventude, ela ficou grávida de Jesus e foi solidária ao seu filho até a morte na cruz. Por onde a cruz passa, segue também a Virgem Maria. Ela comungou com a Paixão de Cristo. Não podemos compreender Maria sem a cruz. Ela foi fiel a Jesus  e como Maria devemos ser discípulos e testemunhas do amor de Deus”, declarou o bispo.

Dom Ubiratan disse ainda que a celebração do Bote Fé em Angra dos Reis, no Dia de São Pedro e São Paulo, significa um incentivo ao crescimento da fé para jovens, adultos e idosos. “É tempo de graça e de revitalização para nossa Igreja”, disse.

Ao final da celebração, o padre Jefferson Gonçalves de Araújo, responsável pelo Setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local da JMJ, saudou participantes e fez o convite a todos para participarem da Jornada Mundial da Juventude.

Após a missa, houve apresentação de diversos grupos católicos, como a cantora Jake, Sambodorando e Cristoteca. A Cruz e o ícone de Nossa Senhora permaneceram no palco até o final da festa, quando foram transladados para Igreja do Carmo, aonde permaneceram em vigília por toda a madrugada.

Chegada
A primeira parada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade aconteceu na quarta-feira, dia 26, na Paróquia de São José Operário, Parque Mambucaba. Chegando a Tarituba, por volta das 8h, a comunidade local preparou uma linda recepção para os Símbolos. Após este momento, a Cruz continuou seu percurso tendo como primeira parada o Batalhão da Polícia Militar na entrada do Parque Mambucaba. Foi um momento onde os militares puderam vivenciar a experiência da Cruz dos jovens e assim colocar seu serviço aos pés da Cruz.

A Cruz e o Ícone de Maria seguiram em um carro aberto do Corpo de Bombeiros em direção a Igreja Matriz de São José Operário, onde centenas de fiéis aguardavam ansiosos sua chegada. Na igreja, foi celebrada a Santa Missa, aonde foi lembrado os países por quais os símbolos passaram e sua história de peregrinação. A Cruz permaneceu em exposição para que, cada um presente, pudesse ter seu momento de oração e tirar suas fotos.

Por volta das 14 horas a comunidade fez uma animada caminhada, com músicas e orações, chamando a atenção de todos por onde passavam, em direção ao Campo da Gringa, onde o diácono Leonardo conduziu o terço. Em seguida, dirigiram-se a Igreja de São Paulo Apóstolo, e fizeram a adoração ao Santíssimo, dando início também, ao tríduo do padroeiro da comunidade. Por volta das 18h, a Cruz e o Ícone de Maria, embarcaram num caminhão fechado, cedido pela Eletronuclear, em direção a Paróquia São Sebastião no Frade.

Chuva fininha
Paraty celebrou com festa a chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, agitando bandeiras, balões e lenços brancos. Até o céu se curvou diante de tanta grandeza: a chuva fininha que poderia atrapalhar a caminhada cessou e todos puderam expressar sua alegria desde os mais velhos, até as crianças, com destaque para os jovens que há bastante tempo vem trabalhando para realização do evento.

Os símbolos foram entregues na noite de 24 de junho pelo Pe. Fábio de Melo, pároco de Seropédica, que testemunhou os primeiro frutos desta santa visita: “Vi crescer o número de jovens na comunidade, atraídos pela presença da Cruz”. Em Paraty acontecia o mesmo: rostos desconhecidos vieram somar e acrescentar, demonstrando surpresa e emoção.
– “De repente vi meu irmão que nunca freqüenta a igreja carregando a Cruz”, contou um dos adolescentes.

Depois das palavras de Pe. Roberto, pároco de Paraty, que contou a trajetória histórica dos sinais peregrinos e como a Cruz de Cristo é a grande manifestação do Amor de Deus, teve início à caminhada da Igreja São Francisco até a Igreja Matriz, passando pela principal avenida da cidade. Cantoria, muita animação, um bloco de jovens com instrumentos cedidos pelo bloco carnavalesco Meninos do Pontal, e as crianças, alegres se revezavam carregando os sinais. O clima era contagiante. Sorrisos e lágrimas, abraços e muito, muito fervor.

Na Igreja Matriz foi realizada a primeira Missa às 21h. Os jovens tomaram a frente nas comemorações, mas não havia limite de idade, quem quis pôde estar lá e receber as bênçãos. “Quanta gentileza e misericórdia de Maria que veio visitar seus filhos”, disse Pe. Filipe diante do ícone de Nossa Senhora.  O primeiro dia foi encerrado com vigília e louvor, com a banda Frutos de Medjugorje, para tudo continuar na terça-feira (25) com a Santa Missa celebrada por Pe. Milton às 8h. Às 15h teve exaltação da Cruz, o santo terço e a unção dos enfermos.

Os símbolos continuaram a receber a visita dos fiéis até um novo momento de emoção: a oração do terço pelos jovens e a manifestação contra a violência que atinge a juventude. Com a igreja as escuras, velas acesas, ao toque do tambor diante dos nomes de tantos jovens assassinados pela violência crescente no mundo atual. As mães choram seus filhos diante de Nossa Senhora que se compadece de nossa dor. Adoração ao Santíssimo veio confortar os corações encerrando assim a segunda noite.

Quarta-feira (26), hora de dizer adeus. “Nossa paróquia ficou orgulhosa por receber os sinais sagrados. Temos certeza que vamos colher frutos deste momento histórico, verdadeiro Kairós, sobretudo na vida dos jovens. Obrigado Beato João Paulo II – agradecia Pe. Roberto. Às 7h, em caminhão fechado e com escolta policial os símbolos seguiram para a Paróquia São José Operário, chegando ao Município de Angra dos Reis. E já deixava saudades! Quando a Cruz chegar junto ao Papa Francisco, muitos poderão dizer: eu toquei nesta Cruz, eu abracei esta Cruz. E acenando para os símbolos sagrados ainda ousamos dizer, como os discípulos de Emaús “Fica conosco Senhor, fica conosco…”

Por Pascom Angra (Dalizania Melo), Pascom Itaguaí e Pascom Paraty (Mara Bernardes)

Fotos: www.pjcristo.com/fotos/

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email