Pedal Cristo: inspirados em Maria Madalena, ciclistas se organizam para pedalar e anunciar Jesus Cristo

Pedal Cristo: inspirados em Maria Madalena, ciclistas se organizam para pedalar e anunciar Jesus Cristo

 

Jovens de João Pessoa, vinculados à Comunidade Doce Mãe de Deus.

Jovens de João Pessoa, vinculados à Comunidade Doce Mãe de Deus.

“Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado” (Jo 20,18).

Santa Maria Madalena é celebrada nesta quarta-feira, 22 de julho, e sua atitude de correr para anunciar aos discípulos que viu o Senhor Ressuscitado inspirou a juventude de João Pessoa a fazer o mesmo, mas com o auxílio de uma “magrela”. Sob a coordenação do padre Márcio José, da Comunidade Doce Mãe de Deus, os jovens da cidade, há exatamente quatro anos, passaram a se reunir mensalmente para integrar esporte e evangelização na corrida de bicicleta que ficou conhecida como “Pedal Cristo”.

Pedal Cristo realizado em Brasília (DF).

Pedal Cristo realizado em Brasília (DF).

A cada edição, cerca de 100 jovens pegam suas bicicletas e, com roupas próprias para a prática do ciclismo, percorrem aproximadamente 25 quilômetros. Em cada mês, o grupo faz um percurso diferente, mas sempre termina numa igreja para um momento de oração final.

Mas a corrida não acontece só em cima da bicicleta. Os ciclistas também “correm” em direção ao outro e fazem paradas de espiritualidade, ao longo do trajeto, para evangelizar e rezar pelos encontram no caminho. Deste modo, segundo padre Márcio, o Pedal Cristo quer ser uma expressão concreta desses dois encontros: ir a Cristo e ir aos irmãos para anunciar o amor de Deus.

“Paramos, em alguns momentos, em locais de aglomeração para chamar atenção e rezar pelas pessoas.  E são muitos os frutos já percebidos como, por exemplo, jovens que descobriram seu chamado para seguir Jesus mais de perto e se inserir na Igreja”, destaca o sacerdote ao contar ainda que até casamento já saiu do Pedal Cristo. Um casal de João Pessoa se conheceu em umas das edições e, hoje, os jovens estão casados e com uma vida cristã autêntica.

Jovens do Pedal Cristo de Cuiabá (MT).

Jovens do Pedal Cristo de Cuiabá (MT).

A ideia também conquistou outras regiões do país, mesmo onde não há case de missão da Doce Mãe de Deus. Cidades como Brasília (DF) e São Paulo (SP) já realizaram o Pedal Cristo e, em Cuiabá, por iniciativa da missão da Canção Nova na capital do Mato Grosso, a corrida acontece desde 2012. E já está marcada uma edição em Natal (RN), no dia 4 de outubro, e há previsão de acontecer também em Curitiba (PR).

O Pedal Cristo celebra sua criação no dia de Santa Maria Madalena, mas a edição comemorativa dos quatro anos aconteceu no último domingo, 19. O evento teve início com a celebração da Missa, às 6h30. Em seguida, fizeram o percurso e também pararam em pontos estratégicos para rezar e evangelizar.

Por Gracielle Reis

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email