Pastoral Juvenil realiza assembleia no Paraná

Pastoral Juvenil realiza assembleia no Paraná

pastoralJuvenilSul2_01

A Diocese e cidade de Guarapuava (PR) recebeu na Casa de Formação de Líderes Nossa de Guadalupe, representes das múltiplas expressões de juvenis que compõem o Regional Sul 2 da CNBB para uma assembleia dos dia 31 de outubro a 2 de novembro, com o objetivo de efetivar a proposta de Pastoral Juvenil no Regional.

Participaram também da Assembleia, Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá e bispo referencial Juventude e da Pastoral Universitária do Sul II; Padre Mario Spaki, secretário executivo do Regional; e Padre Joel Nalepa, assessor de Pastoral Juvenil do Regional.

João Guilherme de Mello Simão, secretário de Pastoral Juvenil do regional foi quem coordenou o andamento da Assembleia, que contou com a animação da Banda Verbum (Diocese de Guarapuava).

Além da equipe de Pastoral Juvenil local, nas pessoas da secretária diocesana Daniela de Souza, assessor Padre Rogério Melo e o casal Regiane e Fabio Barros do ministério de assessoria, também colaborou para a realização do evento a Irmã Teresinha.

Os participantes foram iluminados com a exposição do Professor da PUC-PR Angelo Alberto Diniz Ricordi, sobre o tema “Encontro com Cristo: Fundamentos Teológicos para uma Pastoral Juvenil”, e do Irmão João Batista, FMS , sobre o “Encontro com Cristo: Experiência concreta de Vida”.

Ricordi apresentou os fundamentos teológicos para uma Pastoral Juvenil pelo tripé do “Conhecer, Viver e Orar” pautados na exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, no Documento de Aparecida, texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, e na Sagrada Escritura.

Irmão Batista, partindo de sua experiência, mostrou a importância de estar com os jovens no dia a dia e no espaço deles, ou, em suas palavras, “é necessário ser conhecido e amado pelos jovens para então poder apresentar e tornar Jesus conhecido e amado para eles”.

Em seguida, os participantes foram para os grupos de trabalho, segundo a proximidade geográfica das dioceses, a fim de partilhar os encontros locais realizados ao longo do ano, bem como elencar as linhas de ação para o Regional Sul 2 e para as dioceses.

A noite, aconteceu a celebração eucarística, seguida de jantar e momento festivo ao estilo da cidade que acolheu a assembleia, ou seja, costela de dois fogos e dança gauchesca motivada pelo grupo Juventude Caminhando Junto (JuCaJu).

No domingo, 2, o dia começou com a celebração eucarística, e a aclamação dos apontamentos realizados pelos grupos de trabalho do dia anterior, ficando deliberado:

Prioridade

Promover um curso de capacitação de assessores, com realização anual, com a duração de um final de semana, com o objetivo de capacitação técnica e acompanhamento juvenil, tendo em vista uma futura escola de formação (2016).

Ações da Pastoral Juvenil

-Divulgar e articular as atividades permanentes (Semana da Cidadania, Estudante, DNJ, JDJ…) nas Dioceses, a fim de apresentar essas atividades para todas as expressões juvenis.

-Elaborar subsídio com as funções e papéis de cada instância, bem como a missão do Regional Sul.

pastoralJuvenilSul2_02Propostas para as Dioceses

-Mapeamento socioeclesial que contemple o diagnóstico da realidade juvenil (social, econômico, cultural, eclesial…), apontando as necessidades das expressões para, assim, elaborar um planejamento para a ação evangelizadora da juventude na Diocese.

-Fortalecimento/criação das estruturas diocesanas que trabalham com juventudes (Setor Juventude/Pastoral Juvenil).

-Secretaria liberada para trabalhar com a ação evangelizadora das juventudes.

-Formação dos Documentos da Igreja para as lideranças juvenis, com o objetivo de vivência e partilha dos documentos e da vida das juventudes/grupos.

-Formação de assessores/articuladores: a Diocese fica responsável pela formação dos assessores/articuladores/lideranças paroquiais e o Regional pela formação dos assessores diocesanos.

-Trabalho para despertar novos assessores/líderes.

-Incentivo à leitura orante com as lideranças juvenis.

-As atividades das expressões contemplem as oito linhas de ação do Documento 85.

-Formação integral, por meio de conscientização vocacional auxiliando o jovem a definir e a elaborar o seu projeto de vida.

Sugestão: para o próximo encontro, sugestão de que cada Diocese traga o desdobramento de, ao menos, duas dessas propostas.

Ainda foi nomeada a Equipe de Trabalho de Pastoral Juvenil do Regional Sul II, da seguinte forma:

-Irmã Cristina Schork e Francine dos Santos Grosso (Congregações Religiosas)

-Cleiton Santana e Artur Vinicius (Movimentos)

-Tatiane dos Anjos e Bruno André Souza Colodel (Novas Comunidades)

-Lucas Oliveira e Pe. Joel Nalepa (Pastoral da Juventude)

Ficou acertado que para 2015 acontecerá o encontro de formação para assessores no primeiro semestre e nos dia 5 e 6 de setembro o encontro anual da Pastoral Juvenil para avaliar e motivar a caminhada nas dioceses.

Por: Luana Kaminski – Universitários Cristãos
Fotos: Francisco Carboni e Daniela de Souza

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email